Carro de caça-fantasmas chama atenção no primeiro dia de campanha no Rio
Candidatos ao governo participam de ações estratégicas pelo estado. Nova pesquisa aponta empate técnico entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB)
Foi dada a largada nesta terça (16) para as ações de campanha eleitoral no Rio. Durante a manhã, em frente ao prédio da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Estado do Rio de Janeiro), em Botafogo, foi colocado um fantasma inflável de 8 metros de altura. Em seguida, um carro com caça-fantasmas – pessoas trajadas como os personagens do famoso filme de 1984 – foi para o Palácio Guanabara, sede oficial do governo em Laranjeiras. A ação, que faz parte da campanha do candidato a governador Marcelo Freixo (PSB), faz alusão ao escândalo sobre cerca de 18.000 funcionários fantasmas que receberam quase R$ 226,5 milhões sem transparência pelo governo estadual.
+ Preso há um ano e devendo bilhões, Faraó dos Bitcoins agora é candidato
Essas contratações eram feitas em forma de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), sem contracheque, por meio de saques de dinheiro feitos “boca do caixa”. O esquema de corrupção virou alvo de investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que apresentou uma ação civil pública pedindo a suspensão de novos contratos e a divulgação de todos já realizados, incluindo as remunerações e os projetos governamentais envolvidos no site da fundação. Até o momento, as informações não constam no portal da Ceperj. O prazo da Justiça para que a transparência seja efetivada é até a próxima segunda (22).
Agenda política
Nesta terça (16), os três candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenções de voto – Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT) – iniciaram suas campanhas em locais religiosos e seguem com agendas em regiões estratégicas do estado. Castro começou o dia em uma missa na Paróquia São José, na Lagoa, às 9h, partindo em seguida para um evento com eleitores em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
+ Motoristas, preparem-se: novas interdições serão feitas na pista da Lagoa
Já Freixo participou de uma missa na Igreja da Penha, às 6h, seguindo o exemplo de seu vice, o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB), que costuma iniciar as corridas eleitorais subindo a escadaria da basílica. O candidato também segue para sua primeira agenda da Baixada Fluminense, considerado o principal polo de captação de votos de Cláudio Castro. Enquanto isso, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, começou sua campanha na Igreja Santuário das Almas, no bairro de Icaraí. O político ainda visitou a comunidade Vila Ipiranga, onde iniciou sua vida nos movimentos sociais, e parte no fim da tarde para o Calçadão de Madureira, na Zona Norte carioca, acompanhado do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Pesquisa eleitoral
A nova pesquisa divulgada pelo Ipec (ex-Ibope) nesta segunda (15), encomendada pela TV Globo, revelou que o deputado federal Marcelo Freixo e o atual governador Cláudio Castro estão tecnicamente empatados nas intenções de voto. Castro aparece com 21% no ranking e Freixo com 17%. A margem de erro da pesquisa é três pontos para mais ou para menos.
Rodrigo Neves é o terceiro candidato na lista, com 5%, seguido por Wilson Witzel (PMB), com 4%. Segundo o Tribunal de Justiça, o ex-governador do Rio está inelegível pelo prazo de cinco anos e não pode exercer qualquer função pública. Witzel, no entanto, tenta recuperar na Justiça os direitos políticos, enquanto seu partido afirma que ele está apto a se candidatar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, o levantamento ouviu 1.200 eleitores em 37 municípios do Rio. A pesquisa também avaliou a opinião dos fluminenses sobre a gestão atual: 22% dos entrevistados aprovam o governador Cláudio Castro; 40% consideram o governo regular; 26% dos eleitores consideram a gestão ruim ou péssima; e 12% não sabem avaliar ou não responderam.
Veja o ranking completo de intenções de voto:
Cláudio Castro (PL): 21%
Marcelo Freixo (PSB): 17%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Wilson Witzel (PMB): 4%
Cyro Garcia (PSTU): 3%
Eduardo Serra (PCB): 3%
Juliete Pantoja (UP): 3%
Milton Temer (PSOL): 1%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Luiz Eugênio (PCO): 0%
Brancos e nulos: 29%
Não sabe/Não respondeu: 10%
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Sem registros de confusões, João Gomes reúne milhares de fãs na Lapa