Avatar do usuário logado
Usuário

Por que Carol Solberg foi proibida de disputar torneio de vôlei de praia

A jogadora foi penalizada pela FIVB por celebrar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma entrevista à televisão estrangeira

Por Da Redação
19 fev 2026, 18h55 •
Penalizada: Carol Solberg é suspensa por celebrar prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Punida: Carol Solberg é suspensa por celebrar prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. (@carol_solberg/Instagram)
Continua após publicidade
  • A jogadora de vôlei de praia Carol Solberg foi suspensa por comemorar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma etapa do circuito internacional, em novembro de 2025.

    A decisão da FIVB (Federação Internacional de Vôlei) impede a participação da atleta no torneio Beach Pro Tour Elite, em João Pessoa, previsto para acontecer entre os dias 11 e 15 de março. As informações são do jornalista Juca Kfouri, no portal UOL

    Ao vencer a medalha de bronze ao lado da parceira Rebecca durante a etapa de Adelaide, na Austrália, a jogadora declarou em inglês:

    “Sim, é um dia incrível para mim, estou muito feliz. Também foi um dia maravilhoso para o mundo. Ontem, no Brasil, colocamos na prisão o pior presidente da nossa história. Bolsonaro está preso, e isso é tão importante que a gente celebre”.

    “Vamos comemorar! Bolsonaro na cadeia, galera”, completou em português.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A federação teria considerado a conduta de Carol Solberg “antiesportiva” —  classificando a fala de Solberg como: insultos, gestos sinais ou linguagem ofensivas, demonstração de natureza não esportiva ou comportamento que traga descrédito ao voleibol ou à FIVBteria. Assim, ela teria infringido o artigo 8.3 do regulamento disciplinar da FIVB.

    “A FIVB mantém o compromisso de garantir um ambiente justo, respeitoso e focado no esporte, onde os atletas possam competir da melhor forma possível”, disse a federação em nota.

    Continua após a publicidade

    As críticas ao antigo governo não são novidade. Após também ficar com o bronze em etapa do circuito internacional em Saquarema, no Rio, em 2020, Solberg afirmou: “Só para não esquecer: fora, Bolsonaro!”.

    “Não sou ativista, mas me sinto na obrigação de me posicionar e é lamentável e curioso que eu possa ser punida por exercer a minha liberdade de expressão contra esse desgoverno”, disse a atleta na ocasião.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês