Carnaval: o que você deve saber antes de assistir aos desfiles na Sapucaí
Prefeitura divulga o esquema operacional para o período do reinado de Momo no Sambódromo; medidas envolvem trânsito, transporte público, segurança e saúde
A Riotur apresentou, na manhã desta terça (6), o esquema operacional para o Carnaval na Marquês de Sapucaí. Entre as medidas especiais a serem implementadas durante o período do reinado de Momo estão as relacionadas ao trânsito, aos transportes, ao atendimento médico e à ordem pública. A CET-Rio, por exemplo,implantará esquema especial de trânsito no Centro da cidade e em todos os acessos ao Sambódromo, a partir desta quarta (7). A operação contará com a participação de 250 operadores de trânsito por dia, entre agentes da própria CET-Rio, da Guarda Municipal e apoiadores de tráfego.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“A operação que envolve os desfiles na Sapucaí é complexa e exige a integração de todos os órgãos públicos“, explicou o presidente da Riotur, Ronnie Costa, em entrevista coletiva no Centro de Operações Rio (COR) que contou com a participação de representantes do COR, das secretarias municipais de Ordem Pública (Seop), de Transportes (SMTR), de Saúde (SMS), de Assistência Social e Mulher, Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb e da Rioluz, além do Metrô Rio. Também esteve presente o juiz Marcello Rubioli, titular do Juizado de Grandes Eventos. Cada órgão apresentou seus respectivos planejamentos para a atuação nos desfiles no Sambódromo.
Confira detalhes do esquema operacional de Carnaval:
CET-Rio
A operação de trânsito tem como objetivo a segurança viária e a fluidez do trânsito. Para isso serão coibidos o estacionamento irregular, ordenados os cruzamentos, e efetuados os bloqueios viários necessários. Serão disponibilizados nove reboques para desobstrução de vias, 45 motocicletas e 20 veículos operacionais. No reforço às orientações aos motoristas e pedestres, também serão utilizados 36 painéis de mensagens variáveis entre fixos e móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as condições do tráfego. E, diretamente do Centro de Operações Rio (COR), técnicos da CET-Rio irão monitorar integralmente a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica a fim de garantir as boas condições viárias.
Para acessar o Sambódromo é recomendado a utilização de transporte público coletivo regulamentado:
– Metrô: o público destinado ao setor par poderá utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e aqueles destinados ao setor ímpar deverão utilizar a estação Central do Brasil
– Trem: deverão utilizar a estação Central do Brasil
– Ônibus de linhas regulares: mais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de diversas regiões da cidade
Secretaria de Transportes
As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas e táxis terão pontos de embarque no entorno do Sambódromo.
– Ônibus : esquema semelhante aos anos anteriores, todas as linhas de ônibus provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul, que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.
As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
– Táxi. Entre os dias 9 e 12, e no dia 17 de Fevereiro, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se
dará da seguinte forma:
– Até as 21: liberado para todos os táxis
– Das 21 às 8h: somente Táxi.Rio e Táxi Especial
– Após as 9h: liberado a todos os táxis
Setor par
Endereço dos Pontos:
– Ponto Táxi Rio
– Rua Afonso Cavalcanti, 275
– Ponto de Táxi comum
– Rua Estácio de Sá, Próximo ao metrô, sentido Tijuca
– Ponto de Táxi Especia
– Rua Tomás Rabelo
Setor ímpar
Endereço dos Pontos:
– Ponto de Táxi Comum
– Alça de acesso à Avenida 31 de março, próximo ao Batalhão de Choque da PM, na altura dos
setores 7 e 9
– Ponto de Táxi Especial
– Avenida Salvador de Sá, sob viaduto da Avenida 31 de Março
Metrô Rio
O MetrôRio vai funcionar em esquema especial durante os cinco dias de carnaval para atender aos clientes que vão curtir os blocos de rua na cidade e assistir ou participar dos desfiles de escolas de samba na Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta (9) até meia-noite de terça (13). Na terça, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após meia-noite. O objetivo é atender aos clientes que vão participar ou assistir aos desfiles das Escolas de Samba Mirins.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. No sábado de Desfile das Campeãs (17), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18).
Mais de 3,1 milhões de passageiros devem circular pelo sistema nos dias de folia. Por isso, haverá reforço nos trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações.
Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba deve desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os foliões com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. No fim de semana seguinte, para atender aos clientes que vão assistir ou participar do Desfile das Campeãs, o serviço metroviário vai operar das 5h do sábado (17) até as 23h de domingo(18).
A estação Catete não abrirá nos quatro dias de carnaval (sábado, domingo, segunda e terça) e no final de semana seguinte. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta-feira, sábado e segunda-feira (9, 10 e 12/2). Já no domingo e na terça (11 e 13), o funcionamento será das 7h às 22h30.
Ordem Pública
A Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro colocará oitocentos agentes por dia na Sapucaí, sessenta viaturas, um caminhão e oito reboques. Áreas de Atuação:
– Fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares
– Coibir a venda de bebidas em garrafa de vidro
– Patrulhamento preventivo
– Fluidez de trânsito e manutenção dos bloqueios viários
– Auxílio na dispersão dos carros alegóricos
– Fiscalização de estacionamento irregular
– Fiscalização de táxis e transporte complementar
– Auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças
– Atuação da Ronda Maria da Penha para coibir flagrantes de violência contra mulher
– Fiscalização da área de manobra dos carros alegóricos que acessam a Marquês de Sapucaí
Tarifas fixas para os táxis:
Com o intuito de coibir cobranças indevidas dos táxis durante os desfiles, a Secretaria de Ordem Pública, em conjunto com a Riotur, disponibilizará para todos os taxistas que estarão trabalhando no entorno do Sambódromo uma tabela com tarifas fixas, havendo ainda uma rígida fiscalização sobre o cumprimento dessa norma.
Bolsões de táxi:
Haverá também bolsões de táxi credenciados espalhados pelas redondezas do Sambódromo, com
intuito de facilitar a locomoção dos foliões para a ida e volta para suas casas. Um bolsão de táxi estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro, na mesma Avenida, sob o viaduto Trinta e Um de Março.
Centro de Operações Rio
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) vai monitorar o entorno da Marquês de Sapucaí com 90 câmeras. Durante os desfiles, a Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, vai operar com um plantão especial. Sessenta operadores vão se revezar em turnos especiais nas noites e madrugadas dos quatro dias de desfiles para garantir o acionamento de equipes operacionais sempre que necessário. Vale lembrar que o COR funciona 24h por dia, sete dias por semana.
As imagens das câmeras instaladas pela Riotur dentro da Marquês de Sapucaí também serão geradas para o videowall do COR, o maior da América Latina com 104m², e que receberá um layout especial nos dias de desfiles. Com isso, será possível monitorar a chegada e a saída do público que irá ao Sambódromo. Além disso, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio terá representantes no centro operacional montado pela Riotur no interior da Passarela do Samba, visando aumentar a integração e acelerar eventuais acionamentos das demais secretarias municipais.
A parceria do COR com o Waze (Programa Waze for Cities) permitirá que os usuários sejam informados em tempo real quanto aos pontos de bloqueio nas áreas do entorno da Marquês de Sapucaí. É importante que o folião baixe o aplicativo do Centro de Operações e mantenha-se conectado com todas as informações repassadas pela Prefeitura do Rio sobre as condições de tempo e de trânsito durante o Carnaval.
Seop e GM-Rio
A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vai contar com o emprego de 800 agentes por dia de desfile. A operação terá início na quinta (8), com ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito. Serão utilizadas 60 viaturas, além de oito reboques e um caminhão para dar suporte ao efetivo.
Secretaria municipal de Saúde
Nos desfiles da Série Ouro, do Grupo Especial e no Desfile das Campeãs terá no Sambódromo cinco postos médicos. Eles estarão nos setores 1, 2, 7, 10 e Apoteose, com 27 leitos (6 de suporte avançado de vida) e dez ambulâncias avançadas por dia de desfile. Serão ao todo 220 profissionais da coordenação, regulação, equipes de assistência e operacionais.
A SMS recomenda aos foliões:
– Hidratação, com consumo frequente de água
– Não permaneça em jejum prolongado
– Mantenha o uso de medicamentos regulares
– Vacinação em dia
– Use camisinha
– Cuidados com produtos de maquiagem que possam causar danos à saúde
– Critério no consumo de alimentos e bebidas de procedência duvidosa
– Beba com moderação e intercale com água
– Se beber, não dirija
– Ter sempre um documento de identificação
– Lembre-se: “não” é “não”
Ivisa-Rio
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) atuará na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias nas instalações e na oferta de alimentos e serviços no Sambódromo e entorno. O Instituto realizou, previamente, capacitações para 44 fornecedores de alimentos, bebidas e serviços de saúde e embelezamento que vão trabalhar no Carnaval carioca, além de 39 responsáveis pelas barracas do Terreirão e 53 ambulantes do entorno do Sambódromo, com ênfase na higiene, temperatura de conservação correta e rotulagem de alimentos. Ao todo, 80 representantes do Instituto participarão das ações.
Comlurb
A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para o Carnaval 2024 no Sambódromo e no Terreirão do Samba. Para os seis dias de desfiles no Sambódromo, a companhia de limpeza urbana vai contar com até 872 garis por dia, sendo 30 no serviço de coleta seletiva e 20 na limpeza hospitalar dos sete postos de saúde da Marquês de Sapucaí. As equipes vão trabalhar com apoio de 38 veículos, sendo 14 caminhões compactadores, sete caminhões basculantes, dois mini basculantes, 12 mini varredeiras, e uma pipa d’água para lavagem da pista de desfiles e duas vans motobomba de alta pressão para lavagem dos setores, com água de reúso. Serão utilizados ainda 20 sopradores e duas caixas compactadoras. Serão instalados 1.000 contêineres de 240 litros para que o público possa fazer o descarte correto dos resíduos.
Rioluz
As luzes cênicas prometem ser o destaque do Carnaval. A maioria das agremiações vai controlar toda a iluminação para ressaltar alas, fantasias, comissão de frente e surpreender os jurados e público. O sistema de iluminação conta com 570 refletores na Sapucaí, 510 deles voltados para a avenida de desfile. O show de luzes é controlado da Sala de Controle da Iluminação Cênica, localizada no setor 10. Lá estão duas mesas de controle com 4 painéis exibindo imagens em tempo real de todos os setores da Avenida. São 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras de visualização ligadas à sala.