Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Rio abre Carnaval não oficial com setenta blocos no domingo (4)

A folia está marcada para começar às 8h e terminar às 17h, quando o tradicional Cordão do Boi Tolo faz o grande cortejo unindo todos os coletivos artísticos

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jan 2026, 10h23 • Atualizado em 2 jan 2026, 10h24
Abertura não oficial: a folia começa no Rio neste domingo (4)
Abertura não oficial: a folia começa no Rio neste domingo (4) (Tânia Rego/Agência Brasil)
Continua após publicidade
  • Cariocas e turistas mal se recuperaram das comemorações da chegada de 2026 e já vão cair no samba nas ruas da cidade do Rio. A abertura do carnaval não oficial acontece no domingo (4), com mais de setenta blocos desfilando no Centro e bairros das zonas Sul e Norte.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    A folia começa às 8 da manhã, com quatro blocos no Centro e mais um que vem na barca de Niterói para o Rio, animando os passageiros. Durante todo o dia, foliões podem escolher seus preferidos ou participar de todos, até às cinco da tarde, quando o tradicional Cordão do Boi Tolo, faz o grande cortejo dos blocos, com início no centro, seguindo pelo Aterro do Flamengo, Botafogo e finalizando em Copacabana.

    A tradição da abertura do Carnaval não oficial começou em 2009 e este ano, os organizadores não esqueceram das crianças. A Aberturinha vai acontecer no Flamengo, com várias bandas animando a garotada.

    Até fevereiro, quando acontece o Carnaval oficial da cidade, o Rio vai respirar folia, com ensaios de rua, ensaios técnicos das escolas de samba, feijoadas nas quadras das agremiações, blocos nas ruas e uma novidade: a partir de 20 de janeiro, a Praia de Copacabana vai se transformar em um grande ponto de celebração, com uma Fan Fest que só termina no dia 21 de fevereiro.

    Continua após a publicidade

    Neste período, o público vai ter a oportunidade de conhecer e experimentar algumas etapas do desfile, por meio de oficinas com sambistas e até mesmo um cortejo carnavalesco simbólico ao pôr do sol. Vai ter, também, uma super bateria, com mais de 1200 ritmistas, integrantes de diversas escolas do Grupo Especial.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês