Avatar do usuário logado
Usuário

Chica chica boom: Museu Carmen Miranda festeja 117 anos da Pequena Notável

No mês do aniversário, tem oficinas gratuitas como a de customização de bolsas; até dia 28, Imperator exibe mostra itinerante sobre a cantora

Por Paula Autran
20 fev 2026, 07h03 •
Carmen Miranda1.jpg
Museu Carmen Miranda: preparativos para celebrar cinquentenário da instituição, em agosto (Funarj/Divulgação)
Continua após publicidade
  • No mês em que completaria 117 anos, Carmen Miranda volta a florescer — com frutas, flores e balangandãs — no museu que guarda seu nome, no Parque do Flamengo. Pequena no apelido, gigante no legado, ela ganha uma programação à altura: no sábado (21), oficinas gratuitas de customização de bolsas convidam o público a incorporar o espírito tropical da artista; no domingo (22), é a vez da confecção de instrumentos, num chamado direto ao samba que ela ajudou a exportar para o mundo.

    O Museu Carmen Miranda celebra o aniversário da Pequena Notável com programação especial (Foto_ Divulgação_Funarj) .jpeg
    Balangandãs: um dos cerca de 3 000 itens deixados pela artista, que morreu aos 46 anos (Funarj/Divulgação)

    Mas ainda há muito a comemorar ao longo do ano. Em agosto, o Museu Carmen Miranda prepara novidades para celebrar seu cinquentenário. Até lá, muitos dos cerca de 3 000 itens deixados pela artista que morreu aos 46 anos, incluindo aí quase 300 músicas e 160 discos gravados, além de vinte filmes, podem ser admirados na exposição Carmen: Luz e Ação. Há também a mostra Carmen, Embaixatriz do Samba, que fica até sábado (28) no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), com destaques como a reprodução em 3D da máscara mortuária da Pequena Notável, feita durante seu embalsamento, nos Estados Unidos.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    “A original não pode ser exposta com a frequência que gostaríamos porque a iluminação e a temperatura podem prejudicá-la”, explica a diretora do museu, Chris Aguiar. Do Imperator, a mostra itinerante segue para o Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês