Continua após publicidade

Cardume de mais de 100 tubarões é flagrado em Ilha Grande. Veja o vídeo

Registro inédito foi feito por pesquisadores do Instituto Mar Urbano, que iniciaram estudos para entender o comportamento da espécie, ameaçada de extinção

Por Luiza Maia
Atualizado em 31 Maio 2023, 18h50 - Publicado em 31 Maio 2023, 18h50
Foto mostra tubarões
Tubarões:  (Instituto Mar Urbano/Reprodução)
Continua após publicidade

Um registro inédito foi feito na Ilha Grande, a cento e cinquenta quilômetros do centro do Rio: pesquisadores do Instituto Mar Urbano flagraram um cardume de 105 tubarões galha-preta. As imagens são de conforto para os cientistas, que se preocupam com o futuro da espécie, atualmente ameaçada de extinção.

+ Prefeitura planeja conceder Mercadinho São José à iniciativa privada

Os animais foram filmados em um local mantido em segredo para proteger a espécie, considerada inofensiva. Apesar de estar em extinção, o tubarão-galha-preta pode ter sua carne encontrada com facilidade no mercado. Segundo o diretor do Instituto Mar Urbano, Ricardo Gomes, o Brasil é um dos maiores mercados de carne de tubarão do mundo, que ganha o nome de “cação”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Ainda não se sabe o motivo para o aparecimento de tantos tubarões juntos na região. Nos próximos trinta meses, um grupo de pesquisadores seguirá monitorando o cardume para entender melhor o comportamento da espécie. O Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande é apoiado pela Shark Conservation Fund (SCF) junto a IBRACON, a Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o ICMBio e a ESEC Tamoios.

Além de atuar na área de pesquisa, a iniciativa também busca dialogar com as comunidades de pesca artesanal para entender a dinâmica da pesca (acidental ou direcionada) desses animais na região e fazer um trabalho de educação e conscientização sobre a importância de proteger essas espécies ameaçadas.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Nós cariocas cultivamos essa tradição da praia, mas ainda temos uma longa trajetória para avançar na cultura oceânica. Temos uma riqueza muito grande perto de nós que ainda não é conhecida”, ressalta Ricardo Gomes. Segundo o diretor, há pelo menos três anos os pesquisadores buscavam encontrar esses tubarões que vivem na região, até conseguirem a gravação inédita.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.