Carbono e lixo zero: as ações de sustentabilidade nos blocos de Carnaval
Ações da Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira vão incentivar a conscientização ambiental entre os foliões
Neste fim de janeiro, os blocos cariocas já estão nas ruas ou envolvidos nos últimos preparativos para o Carnaval. Para além da boa música e do clima festivo, alguns dos cortejos têm se preocupado em desfilar pensando na sustentabilidade. Formada por nove blocos da Zona Sul e Centro, a Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira, apadrinhada pelo centenário Cordão do Bola Preta, realiza duas ações em 2024 em prol do meio ambiente.
+ O que usar na folia? Feira reúne marcas cariocas de adereços e fantasias
A compensação de carbono é a primeira delas, uma atitude pioneira no âmbito coletivo das ligas. Será realizada uma medição das horas de emissão de gases poluentes dos geradores dos trios elétricos, para que o carbono seja posteriormente compensado por meio do plantio de mudas no Parque Lage, uma parceria da liga com o bloco Vagalume O Verde e o Parque Nacional da Tijuca/ICM Bio.
A segunda é uma ação junto ao Ciclo Orgânico para a coleta de resíduos durante os blocos Vagalume O Verde e Toca Rauuul. Ao longo do percurso, agentes do projeto portando triciclos elétricos vão coletar os resíduos orgânicos, a fim de destiná-los para a compostagem, além de oferecer informações para conscientização do folião.
Segundo o presidente da Amigos do Zé Pereira e produtor do Cordão da Bola Preta, Rodrigo Rezende, a expectativa para este ano é de coletar cerca de 10 toneladas durante o Carnaval – um pequeno começo para este movimento do bem, rumo ao sonho de ser “lixo zero”. Em 2023, a Comlurb removeu cerca de 676,8 toneladas de lixo no período de folia, sendo 607,5 toneladas produzidas nas passagens dos blocos. Estima-se que um bloco de médio porte que arraste cerca de 30.000 foliões gera quase uma tonelada de resíduos.
A conscientização ambiental também será o foco dos temas dos blocos Cordão da Bola Preta, Bloco Laranjada, Vagalume O Verde e Toca Rauuul. Fazem parte também da Liga Amigos do Zé Pereira os blocos Céu da Terra, Orquestra Voadora, Quizomba, A Rocha da Gávea e Último Gole. Veja a agenda completa do Carnaval de rua carioca no link.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui