Campanha Natal Sem Fome completa 30 anos. Saiba como ajudar
Evento feito pela Ação da Cidadania no Aterro do Flamengo, na manhã de domingo (15), marcou o lançamento da campanha
A iniciativa Natal sem Fome, considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, completa trinta anos de existência — com ainda mais esperança para espalhar em 2023. O lançamento da campanha deste ano, com o slogan “Neste Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, foi feito neste último domingo (15), no Aterro do Flamengo.
+ O sol veio para ficar? A previsão do tempo no Rio após feriado chuvoso
Mais de 300 comitês que integram a rede de voluntários da Ação da Cidadania no Rio fizeram uma manifestação para alertar sobre a fome e o vazio no prato que afeta tantos brasileiros. No país, há 33 milhões de pessoas que vivem sem saber o que vão comer diariamente. Os lares com crianças menores de 10 anos são os mais afetados.
A ação na manhã de domingo (15) contou com brincadeiras para as crianças e um espaço pet-friendly. A equipe de Agroecologia da ONG também distribuiu mudas e plantas comestíveis para quem passou pelo evento. A iniciativa fez ainda um alerta sobre os efeitos prejudiciais dos agrotóxicos usados na produção de alimentos, principalmente na saúde das crianças.
O Natal sem Fome surgiu em 1993 por iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. No mesmo ano, foi criada a Ação da Cidadania, que já distribuiu mais de 55 mil toneladas de alimentos para 26 milhões de pessoas. As histórias dessas três décadas de atuação são contadas no recém-lançado livro “Cidadania: a Fome das Fomes”.
“Em 30 anos, tudo mudou, mas o tamanho e a dor da fome são as mesmas. Betinho nos ensinou que o melhor presente de Natal é a solidariedade, mas toda a sociedade precisa estar disposta a fazer a diferença na vida de quem, hoje, não tem o que comer”, ressalta Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho do sociólogo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo o presidente, além das cestas básicas, as famílias atendidas pelo projeto receberão exemplares do livro infantojuvenil Muito Prazer, sou o Betinho. “Para que desde cedo as crianças saibam que todo mundo tem um Betinho dentro de si”, explica Daniel.
O conceito criativo da campanha, que faz uma viagem por dentro do imaginário infantil, foi elaborado pela Artplan e da artista plástica e carnavalesca Rosa Magalhães. As doações podem ser feitas por meio da página oficial da iniciativa (www.natalsemfome.org.br) ou pelo PIX: doe@natalsemfome.org.br.
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Bom apetite! Uma lista de mais de 180 restaurantes para conhecer no Rio