Uso de câmeras nos coletes de policias militares começa a ser testado no Réveillon
PMs fizeram os últimos ajustes nos equipamentos nesta quarta-feira (29). Na noite da virada, 160 agentes vão filmar abordagens
Na noite de Réveillon, 160 agentes do 19º BPM (Copacabana) e da Operação Lei Seca estarão trabalhando com câmeras embutidas nas fardas, filmando as abordagens policiais. Será uma espécie de teste para uma prática que, ao longo de 2022, será estendida a outros batalhões do estado. Os PMs fizeram, nesta quarta-feira (29), os últimos ajustes para o início do trabalho.
+ Contagem regressiva: tudo que você precisa saber sobre o Réveillon de Copacabana
Ao todo, 18.045 policiais militares vão fazer o policiamento no Rio na virada de ano. Só em Copacabana, serão 2.482. Os policiais portarão o equipamento não podem interromper a filmagem, que dura até 12 horas. As imagens são monitoradas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Para a PM, os equipamentos “coibirão condutas delituosas e darão legitimidade às ações policiais”. O objetivo é a redução do uso de força pelos agentes durante as abordagens.
No começo de dezembro, o governo do estado alugou as câmeras que serão usadas nos uniformes de agentes de 13 órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os equipamentos já começaram a chegar e serão usados, por exemplo, para gravação das abordagens dos agentes e nas operações policiais em todo o estado. São 21.571 unidades.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cada câmera custará R$ 293, o que totalizará um gasto aproximado de R$ 6 milhões por mês. Os equipamentos serão alugados por 30 meses pela empresa curitibana L8 Group, que ganhou a licitação. As imagens ficarão armazenadas em uma nuvem e, quando necessário, o próprio agente ou o controlador, que ficará no CICC, na Cidade Nova, poderá acionar o dispositivo onde elas estarão guardadas por até um ano.
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis





