Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Buscas por professor que desapareceu na Urca chegam ao oitavo dia

Corpo de Bombeiros percorre trilhas, costão e áreas da mata em busca de Antonio Petraglia, de 70 anos, que saiu para uma caminhada e não voltou

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 out 2025, 13h01
antonio-petraglia-professor-desaparecido-alzheimer
Antônio Petraglia: buscas por professor aposentado completam oito dias nessa segunda (20) (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

O desaparecimento do professor aposentado Antonio Petraglia, de 70 anos, na trilha do Morro da Urca, completa oito dias nesta segunda (20). Diagnosticado com Alzheimer, ele saiu para uma caminhada recomendada por médicos e não voltou. As buscas, intensificadas por equipes do Corpo de Bombeiros, contam com drones, cães de faro e equipes terrestres, aquáticas e aéreas. A última localização foi registrada no domingo, às 17h23. A família e assistentes sociais acompanham o caso.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a família, Petraglia costumava caminhar pelo bairro do Flamengo e pelos arredores da Urca, por recomendação médica, após ser diagnosticado com Alzheimer. Para garantir a segurança do idoso, os familiares acompanhavam seus trajetos por um aplicativo de localização em tempo real. A trilha do Morro da Urca foi o último ponto registrado antes que o sinal fosse interrompido.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O desaparecimento foi comunicado aos bombeiros ainda na noite de domingo (12). Desde então, equipes especializadas em socorro florestal e salvamento em montanha realizam buscas contínuas — inclusive durante a noite — com o apoio de drones de varredura térmica, capazes de identificar o calor do corpo humano. No sexto dia de operação, os militares ampliaram o perímetro de monitoramento.

Continua após a publicidade
Buscas por Antonio Petraglia
Buscas por Antonio Petraglia: equipes especializadas vasculham a região desde o registro do caso (Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro/Divulgação)

As buscas se estendem por terra, mar e ar. Cães farejadores percorrem as áreas de mata, enquanto agentes vasculham o costão com motos aquáticas, botes infláveis, mergulhadores e guarda-vidas. Aeronaves e drones também realizam sobrevoos em busca de sinais da presença do professor.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a ampliação da área de cobertura ocorreu após varreduras completas em todas as trilhas, bifurcações e acessos secundários do Morro da Urca, além das zonas de mata e do costão. Assistentes sociais da corporação continuam prestando apoio à família.

Continua após a publicidade

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde os anos 1970, Antonio Petraglia é reconhecido como uma das referências na área de Eletrônica. Ele se aposentou em 2021, após o diagnóstico de Alzheimer, mas manteve o vínculo com o meio acadêmico, acompanhando a esposa, Mariane Petraglia, também professora universitária, nas idas ao campus do Fundão.

De acordo com o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a última localização registrada pelo aplicativo, às 17h23 de domingo (12), aponta um raio de cerca de um quilômetro que abrange a trilha do Morro da Urca, áreas de mata fechada e a pista Cláudio Coutinho. No momento do desaparecimento, o professor vestia camisa cinza e short preto.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima informou que presta apoio técnico e logístico às buscas. A pasta lembrou que o Monumento Natural da Urca, acessado pela pista Cláudio Coutinho, funciona das 6h às 18h, com controle de portão sob responsabilidade da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês