Bonés com frases divertidas traduzem o jeito carioca de se expressar e viralizam
Acessórios bombam entre famosas como Paolla Oliveira e a cantora catalã Rosalía e impulsionam marcas independentes
Na semana em que os termômetros atingiram o ápice do verão – 40,8 graus na Vila Militar, Zona Oeste – a atriz Paolla Oliveira publicou nos stories do Instagram uma foto usando um boné com os dizeres “feliz no simples”. A máxima, popularizada pelo influenciador digital Felipe Theodoro, que posta vídeos hilários em suas redes sociais, foi inspirada nas situações dos personagens que encarna. “Se soubesse que bombaria tanto, teria patenteado”, ressalta, bem-humorado, o carioca de Campo Grande.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O bordão de Theo encabeça não só corpos dourados espalhados por points do verão carioca, como também as vendas de bonés da marca de resort wear Panô, que nasceu no e-commerce e abriu lojas no BarraShopping e em Ipanema. “Todo mundo ama e acabamos reproduzindo nas nossas t-shirts”, conta Julia Mesini, responsável pelo marketing da grife, que ainda bordou “(des)influencer” e “Rio is always a good idea” no acessório, vendido a 139 reais.
Pequenos negócios que apostam em lemas ácidos e engraçados vêm chamando atenção de cariocas descolados. Há dois anos, quando montou uma barraca da Tenho Uma na Feira da Glória, a empresária Paula Mendonça vendia cerca de cem unidades de bonés por mês. Hoje, ela comercializa 4 000 a cada trinta dias e conta com pontos de venda em dezesseis feiras, numa galeria em Copacabana e se prepara para abrir uma loja de rua no bairro.
A empreitada ganhou propaganda gratuita da cantora catalã Rosalía, no final do ano passado, que se encantou por um boné azul royal escrito “não monogamia política: gostoso demais”. Poucos dias depois, a influenciadora Lorena Maria, com mais de 6 milhões de fãs no Instagram, publicou o registro de uma peça em que se lia “uma boneca dessa”, espécie de “meme assinatura” desde que a criadora de conteúdo desabafou sobre MC Daniel, seu ex-namorado e pai de seu filho.
A dupla ação de marketing espontâneo fez as vendas da Tenho Uma subirem 40%. “A gente presta atenção aos assuntos quentes da internet”, ensina Paula, cujo faturamento chega a 280 000 reais mensais. “Recebi elogio ao usar um escrito ‘gostosa e cansada na praia”, diverte-se a esteticista mineira Luciana Araújo, que sempre que vem ao Rio garante pelo menos quatro exemplares, um de cada cor.
Também é possível estampar uma frase para chamar de sua. Na Dimona, com lojas em Copacabana, na Barra e no Centro, o cliente pode optar por nove cores em seis modelos diferentes, com o que lhe der na telha. O mesmo mecanismo foi disponibilizado na lojinha do Universo Spanta, que chacoalhou a Marina da Glória em janeiro e fez parceria com a Made in Rio, outra marca popular do ramo. “A possibilidade de cada um fazer a sua escolha traz ainda mais personalidade para o boné, e é a identidade de cada um que constrói o nosso festival”, diz Luiza Peixoto, gerente de marca do Universo Spanta.
Dona da Made in Rio, que surgiu numa feira na Praça Mauá e hoje tem unidades no Botafogo Praia Shopping, no RioSul e no Bossa Nova Mall, Soraya Anuda conta que o evento foi um ótimo termômetro para o Carnaval. “Frases como ‘te conheço de outros aplicativos vão bombar”, prevê ela, que projeta vender 1 500 peças, a 129 reais cada, só nos dias de folia. “Eles são úteis, coloridos e ótima uma forma de expressão”, aponta a advogada Ana Rosa Merçon, que presenteou as amigas com bonés nos quais se lia “chiquíssima”, “contém ironia”, “não sufoque o artista” e “let’s bora”. “O brasileiro sabe rir de si mesmo e essa é uma boa forma de encontrar leveza nos momentos pesados do dia a dia”, resume Andreia Meneguete, professora do HUB de moda e beleza da ESPM. Comunicação simples e eficaz.
As mais pedidas
Expressões campeãs de vendas
Feliz no simples
Autêntico sempre
confia no processo
um dia de cada vez
tá pago
Alma carioca
A vida presta
Bom demais para ser triste
péssima influência





