Bondinhos de Santa Teresa passam a circular por mais 2 horas todos os dias
Tradicional meio de transporte do bairro bateu recorde de passageiros em 2022, ultrapassando 400 mil
O bonde de Santa Teresa teve seu horário estendido, passando a atender os usuários das 8h às 17h, de segunda a sexta. Aos fins de semana, a oferta também foi ampliada: das 9h às 16h. O meio de transporte mais tradicional do bairro, que completa 127 anos de operação este ano, bateu o recorde de passageiros transportados em 2022, superando a marca anterior, alcançada há três anos. Ao longo do ano passado, 410.208 pessoas utilizaram o bondinho, frente aos 406.632 registrados em 2019. Durante a pandemia, menos da metade desta marca foi atingida: 162.313 e 135.536, em 2021 e 2022, respectivamente.
+ Foto de raio atingindo o Cristo vai parar em jornais do mundo todo
Em janeiro deste ano, mais de 46 mil pessoas foram transportadas no mês, número cerca de 30% maior do que no mesmo período do ano anterior. A marca também é recorde para o mês de janeiro nos últimos oito anos, desconsiderando apenas o período da pandemia, embora julho e agosto sejam os meses de maior movimentação, por causa das férias escolares.
“Os números recentes do bonde de Santa Teresa mostram que podemos alcançar indicadores ainda mais expressivos esse ano. Estamos atentos às demandas da população e não vamos medir esforços para levar melhorias a esse transporte centenário tão simbólico e importante para a região”, disse o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A tarifa do bonde de Santa Teresa custa 20 reais, incluindo ida e volta, e também dá direito ao reembarque em ambos os sentidos no mesmo dia (um na ida e um na volta). Para moradores previamente cadastrados, o deslocamento é gratuito, assim como para estudantes da rede pública uniformizados e com o cartão escolar, pessoas acima de 65 anos e portadores do Vale Social.