Continua após publicidade

Bicicleta elétrica: o que muda com regulamentação dos veículos na Câmara

Segundo a decisão, equipamentos que não tenham pedal assistido não poderão usar as ciclovias. Portanto, motonetas, motocicletas e triciclos ficariam vetados

Por Da Redação
Atualizado em 27 jun 2024, 13h38 - Publicado em 27 jun 2024, 12h28
Foto mostra bicicleta elétrica
Bicicletas elétricas: segue o impasse sobre circulação nas ciclovias (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quarta (26), a regulamentação do uso de veículos ciclomotores nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, ou seja, as bicicletas elétricas, motonetas e triciclos.

Segundo a lei, apenas equipamentos com pedal assistido poderão usar as ciclovias e ciclofaixas. Portanto, motonetas, motocicletas e triciclos ficariam vetados nesses locais.

As bicicletas elétricas com pedal assistido são aquelas nas quais o ciclista precisa pedalar para receber o auxílio do motor elétrico, a exemplo das laranjinhas disponíveis para aluguel pela cidade.

O projeto ainda depende de avaliação do prefeito Eduardo Paes para ser sancionado ou vetado, o que poderá ser feito nos próximos 15 dias.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o texto aprovado pelos vereadores, os veículos classificados como bicicletas elétricas poderão circular pelas ciclovias desde que obedeçam as regras abaixo:

Motor deve ter pedal assistido; velocidade máxima tem de ser 25 km/h; potência nominal máxima deve ser de 350W; equipamento tem de conter sinalização noturna, campainha ou buzina, além de pneus adequados.

+ Paulo Wanderley, do COB: “O objetivo em Paris é superar Tóquio”

Continua após a publicidade

A multa por descumprimento da regra foi estabelecida em 1000 reais, dobrada em caso de reincidência.

Autor do projeto, o vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), lembrou, em entrevista ao G1, que a proposta foi construída depois do veto do prefeito Eduardo Paes a um projeto mais rígido, aprovado na Casa em 2023, que vetava qualquer tipo de bicicleta elétrica nas ciclovias.

“Fizemos um novo projeto, que permite a circulação de bicicletas elétricas que funcionem com propulsão por pedal assistido. Acredito que esse projeto incentiva a mobilidade urbana e promove a saúde”, explicou o vereador.

Continua após a publicidade

+ IPVA vencido poderá ser parcelado em doze vezes no Rio de Janeiro

Vale apontar que a regulamentação da Câmara difere das regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2023.

“Lutei, desde o começo, para manter a possibilidade de circulação de bicicletas com acelerador. Isso é essencial porque a bicicleta elétrica é bem mais pesada do que a comum, e, muitas vezes, o usuário ou usuária não tem força suficiente para avançar só pedalando. Felizmente, os vereadores concordaram comigo, aprovando uma emenda nesse sentido”, comentou o vereador Pedro Duarte (Novo) ao site.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.