Fechada por mais de 600 dias, Biblioteca Nacional reabre ao público
Espaço abrirá de segunda a sexta, das 12h às 16h. Será necessário fazer o agendamento prévio para consultas de acervo e visitas orientadas
Após quase dois anos com as portas fechadas devido à pandemia – foram 638 dias, ao todo -, a Biblioteca Nacional reabre ao público nesta segunda (13) com novos horários e regras de funcionamento.
+ O Réveillon aos pés do Cristo: Centro de Visitantes Paineras terá festa na virada
Neste primeiro momento, o espaço abrirá de segunda a sexta, das 12h às 16h. Para pesquisas de acervo ou visitas orientadas pela biblioteca, será necessário fazer uma marcação prévia com 48 horas de antecedência pelo e-mail agendamento@bn.gov.br.
O agendamento dependerá da quantidade de vagas liberadas nos salões de consulta para ser confirmado e estará disponível somente para as obras que não estão presentes na BNDigital e na Hemeroteca Digital Brasileira.
+ Fiocruz inaugura unidade de pesquisa para monitorar variantes da Covid
O local adota medidas de prevenção à Covid-19, como a disponibilização de dispositivos com álcool gel, tapetes sanitizantes nas entradas da Avenida Rio Branco e Rua México, aferição de temperatura, delimitação de distanciamento social, uso obrigatório de máscara nos ambientes, entre outros.
Com cerca de 9 milhões de itens colecionados ao longo de seus mais de 200 anos, a Biblioteca Nacional é considerada uma das principais bibliotecas nacionais do mundo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo também a maior da América Latina.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O prédio histórico que hoje abriga a instituição, inaugurado em 1910, fica localizado na Avenida Rio Branco, no Centro.