Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

A saída do beco

Viela em Copacabana onde a bossa nova amadureceu e nomes como Elis Regina e Sergio Mendes despontaram volta a ganhar vida musical

Por Lula Branco Martins
9 abr 2014, 19h55 • Atualizado em 5 dez 2016, 13h44
Fotos reprodução, Alexandre Goulart
Fotos reprodução, Alexandre Goulart (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade
  • A Lapa é o melhor exemplo de lugar de forte apelo histórico e cultural que se revitalizou graças à ação de alguns empreendedores sensíveis à nostalgia. Essa reabilitação serve de alento ao Beco das Garrafas, viela em Copacabana que foi reduto da bossa nova e onde se exibiram, em início de carreira, Elis Regina, Nara Leão, Sergio Mendes e Jorge Ben Jor, quando ainda atendia por Jorge Ben, entre muitos outros talentos que se consolidariam no escrete da música brasileira. Por iniciativa da cantora Amanda Bravo e dois sócios, e após algumas tentativas frustradas de recuperação, a travessa da Rua Duvivier voltou a ser neste ano um espaço dedicado a shows. Eles reformaram e ampliaram o Bottle?s ? uma das três casas simbólicas da via, ao lado do Little Club e do Baccara ?, que passou a ter programação diária. Numa força-tarefa financeira que teve até vaquinha entre os mais chegados, o palco foi restaurado e ganhou um piano, doado por uma senhora de 90 anos.

    No sábado passado (29), houve uma celebração dos tempos áureos com a apresentação do cantor e instrumentista Bebeto Castilho, ex-integrante do Tamba Trio, grupo que era atração frequente do lugar em seus primórdios, na década de 60. O próximo passo, ainda em estudo, é a reforma do Little Club, que permanece fechado. “A ideia é isto aqui virar um centro de referência da nossa música, um ponto de escala obrigatória num tour sobre a bossa nova”, diz Amanda, que é filha de Durval Ferreira (1935-2007), violonista, compositor e produtor que batia ponto no beco. “Aquele lugar é mágico.” Como se vê, o beco tem saída.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês