Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ônibus como barricadas: o que motivou ação em Rocha Miranda e Madureira?

Retaliação de criminosos a uma operação da Polícia Militar levou ao bloqueio de vias e afetou a circulação do transporte público na Zona Norte

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
28 jan 2026, 12h20 • Atualizado em 28 jan 2026, 12h48
Ônibus utilizados em barricadas em Madureira
Em Madureira, coletivos foram utilizados em barricadas nesta terça (27) (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade
  • Criminosos usaram ônibus como barricadas em vias de Madureira, na Zona Norte do Rio, na tarde desta terça (27), em retaliação a uma operação da Polícia Militar realizada em comunidades da região.
    Ao longo do dia, o número de coletivos tomados variou conforme a situação evoluía. Inicialmente, nove veículos foram usados para bloquear a Avenida Ministro Edgard Romero, segundo a PM. Mais tarde, a TV Globo apurou que ao menos 16 ônibus já estavam sendo utilizados em Madureira e em Rocha Miranda.

    Segundo a Polícia Militar, sete suspeitos foram presos durante a operação, realizada nas comunidades do Cajueiro, do Faz Quem Quer, do Morro da Congonha e do Morro do Terço. A ação faz parte do programa Barricada Zero, voltado para a retirada de barreiras instaladas por criminosos em áreas dominadas pelo tráfico.

    Em Madureira, os bloqueios afetaram a circulação em diferentes pontos do bairro e provocaram paralisações e desvios no transporte público. Em Rocha Miranda, também na Zona Norte, coletivos foram usados como barricadas. De acordo com a apuração da TV Globo, pelo menos um carro particular teve as chaves levadas durante a ação dos criminosos.

    A RioÔnibus informou que veículos ficaram paralisados em vias como a Avenida Ministro Edgard Romero, as ruas Conselheiro Galvão e Leopoldino de Oliveira e a Estrada do Otaviano, além de desvios em ao menos 19 linhas que atendem a região. Um coletivo intermunicipal também teve a chave levada, segundo a Transportes Flores, que informou alterações no itinerário de suas linhas.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui 

    Continua após a publicidade

    O funcionamento do BRT também foi impactado. As linhas 31 (Alvorada x Vicente de Carvalho), 42 (Madureira Manaceia x Galeão), 43 (Santa Efigênia x Terminal Fundão) e 46 (Alvorada x Penha) tiveram a circulação suspensa por cerca de meia hora entre as estações Manaceia e Vicente de Carvalho. A operação foi normalizada por volta das 17h40.

    Compartilhe essa matéria via:

    Após a liberação das vias, a Polícia Militar informou que o policiamento permaneceu reforçado na região com equipes do 9º BPM (Rocha Miranda), unidades subordinadas ao 2º Comando de Policiamento de Área e agentes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom). Os presos e o material apreendido foram encaminhados para a 29ª DP (Madureira), onde o caso foi registrado.

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês