Barco que atropelou baleia em Arraial do Cabo é identificado pelo Inea
Órgão afirma que medidas cabíveis estão sendo tomadas; segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente, o caso está sendo monitorado

A embarcação que atingiu uma baleia em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, neste domingo (6) foi identificada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta terça-feira (8). Medidas cabíveis estão sendo tomadas, de acordo com o órgão, ao lado do ICMbio, que fiscaliza a área.
+ Já ouviu falar em “Lua do Veado”? Saiba como avistar o fenômeno
Passageiros de outra embarcação flagraram o momento exato do acidente na região conhecida como Boqueirão, nas imediações da Praia dos Anjos, e fizeram as imagens. O registro, que circula nas redes sociais, mostra a indignação de quem assistiu à cena.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
“Meu Deus, coitadinha dela (a baleia)!”, afirma uma passageira. Uma outra diz: “olha o cara por cima dela”. “Será que machucou ela?”, pergunta um integrante de um segundo barco. Uma pessoa que possivelmente estava na embarcação que colidiu com o animal rebate: “Você consegue ver debaixo da água? Cala a boca aí, rapaz. Vai aprender, bobalhão!”
Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente, o caso está sendo monitorado, já que uma portaria federal estabelece que os barcos não podem transitar em velocidade maior do que 5 nós, o que equivale a 10 km/h.
“Até o momento, não temos registro desse animal machucado, encalhado ou morto na praia. Os projetos foram acionados, e a gente não tem nenhum registro aqui na região. É importante frisar que o monitoramento na água para esse tipo de incidente compete ao ICMBio e à Marinha do Brasil”, informou ao jornal O GLOBO Iacy Gallo, oceanógrafa e gerente do Projeto Mar de Baleias.