Bancada de Paes na Câmara terá 28 vereadores; veja a formação
Com os parlamentares eleitos pelos 12 partidos de sua coligação, prefeito reeleito já garante maioria no Legislativo Municipal, que tem 51 parlamentares
Reeleito neste domingo (6), o prefeito Eduardo Paes (PSD) garantiu ampla maioria na Câmara do Rio ao longo de seu quarto mandato. Contando apenas os vereadores dos 12 partidos de sua coligação, Paes já soma 28 vereadores em sua bancada. Ao todo, a Câmara conta com 51 vereadores. Desse total, o PSD conseguiu eleger 16 vereadores, sendo o partido com mais representantes no legislativo municipal a partir de 2025. Em 2020, o partido só havia elegido três vereadores.
+ Carluxo, Tainá de Paula, Leniel Borel… Veja os vereadores eleitos no Rio
Além do próprio partido, Eduardo Paes conta com outras 11 legendas de apoio: Podemos, PRD, DC, AGIR, Solidariedade, Avante, PSB, PDT, PT, PC do B e PV. O maior partido de oposição na Câmara será o PL, com sete cadeiras. Boa parte delas graças à votação recorde de Carlos Bolsonaro, que vai para o sétimo mandato. Com 130.480 votos (4,30% do total), o candidato bateu seu próprio recorde como vereador mais bem votado da história no Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Dos 51 vereadores que ocuparão a Câmara de Vereadores do Rio de 2025 a 2028, 23 são novatos – uma renovação de 45%. Dos atuais vereadores, apenas 28 se reelegeram. Alguns partidos desapareceram da Câmara do Rio. É o caso de PSC, Avante, Cidadania, PROS, PTB e Patriota, que não ocuparão mais nenhuma cadeira no poder legislativo da cidade. Pela primeira vez desde 2004, a Câmara não terá nenhum representante da família Brazão. Os dois nomes do clã, Kaio e Waldir Brazão, não foram eleitos este ano.
Veja como ficaram as bancadas por partido:
PSD: 16
PL: 7
PT: 4
PP: 3
PSOL: 4
MDB: 3
PV: 1
União: 1
SD: 1
Podemos: 2
Republicanos : 3
DC: 1
Novo: 1
PRD: 1
PSDB: 1
PSB: 1
PDT: 1
Confira os vereadores eleitos:
Marcio Ribeiro (PSD)
Tainá De Paula (PT)
Carlo Caiado (PSD)
Rafael Aloisio Freitas (PSD)
Marcelo Diniz (PSD)
Rosa Fernandes (PSD)
Joyce Trindade (PSD)
Cesar Maia (PSD)
Junior Da Lucinha (PSD)
Helena Vieira (PSD)
Diego Vaz (PSD)
Salvino Oliveira (PSD)
Felipe Boró (PSD)
Zico (PSD)
Marcio Santos (PV)
Luiz Ramos Filho (PSD)
Átila Nunes (PSD)
Willian Coelho (DC)
Flávio Valle (PSD)
Jair Da Mendes Gomes (PRD)
Tatiana Roque (PSB)
Marcos Dias (Pode)
Fabio Silva (Pode)
Felipe Pires (PT)
Maíra do MST (PT)
Leonel De Esquerda (PT)
Dr Gilberto (SD)