Que cenário! Baleias e pinguins são vistos na Praia da Barra
Em 1988, cerca de 1 000 indivíduos estiveram de passagem por estas praias, enquanto no ano passado foram aproximadamente 30 000
E a temporada das baleias segue firme e forte no Rio, com mais um vídeo de tirar o fôlego. E, agora, com direito a pinguins nadando pelo mar do Rio de Janeiro.
Na manhã desta quinta (17), o Globocop, da TV Globo, flagrou duas jubartes – provavelmente uma mãe e seu filhote – nadando placidamente pelas águas salgadas da Barra da Tijuca, rumo à Bahia, e ainda conseguiu avistar dois pinguins cruzando o trecho da Praia da Reserva, também na Barra, Zona Oeste da cidade.
Eles se direcionavam à Praia de São Conrado.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Temporada de baleias
Em 1988, cerca de 1 000 indivíduos estiveram de passagem por estas praias, enquanto no ano passado foram aproximadamente 30 000 – avanço extraordinário. São tantos os casos de avistamentos por aqui que, hoje, já não é mais preciso ir a Abrolhos, na Bahia, para contemplá-las.
Tamanha movimentação, porém, vem despertando a preocupação das autoridades. Há registros publicados na internet, inclusive, de barcos que seguiam o rastro das baleias sem cumprir as regras básicas, estabelecidas no Manual de Boas Práticas em Interação com Mamíferos Marinhos do ICMBio.
É vetado, por exemplo, ficar a menos de 100 metros dos animais, e o motor não pode ser jamais desligado. No início de julho, um vídeo gravado em Arraial do Cabo mostrando o atropelamento de um cetáceo causou revolta. O caso está sendo investigado pela equipe de fiscalização do órgão em parceria com a Polícia Federal. O responsável será autuado e encaminhado para as investigações criminais.
Para evitar que cenas como essas se repitam, o ICMBio e a Polícia Federal iniciaram, em junho, uma ação de vigilância e proteção no corredor migratório da Região dos Lagos, que costuma receber em torno de 15 000 exemplares da exuberante espécie por ano.
Já a Marinha intensificou a fiscalização da Capitania dos Portos por toda a costa fluminense. As inspeções verificam documentos, equipamentos de segurança e motores dos barcos de avistamento.
Além disso, o comandante precisa apresentar um certificado, emitido por organização especializada oficialmente reconhecida, comprovando que é capacitado para realizar manobras seguras de aproximação. “Somente os aprovados em inspeção prévia e com o adesivo ‘Passe Livreí são autorizados”, explica o Comando do 1º Distrito Naval.
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Dionísio Chaves assume a curadoria de vinhos do Guanabara





