Mais de 150 facas apreendidas: o balanço de segurança do show da Madonna
38 suspeitos foram conduzidos pela PM às delegacias, sete mandados de prisão foram cumpridos e sete adolescentes, apreendidos
Cento e sessenta objetos perfurocortantes – facas, facões, tesouras e estiletes – foram apreendidos pela Polícia Militar nos pontos de bloqueio para o acesso ao show da Madonna, na Praia de Copacabana, no sábado (4). No total, 38 pessoas foram conduzidas para as delegacias de Copacabana. Sete mandados de prisão foram cumpridos, e sete adolescentes, apreendido. Um homem foi preso por identificação do sistema de reconhecimento facial montado em diversas ruas do bairro, que contou com mais de 60 câmeras de segurança. O balanço foi apresentado pelo governo do estado na manhã desta segunda (6).
+ O que já se sabe sobre caso de professor morto em assalto no Flamengo
Segundo a Polícia Civil, houve uma redução de 400% no número de crimes violentos em relação ao show do Alok, realizado em agosto de 2023 no mesmo local, em frente ao Copacabana Palace, no Posto 2. Para o secretário de Segurança Pública, Victor César dos Santos, a inovação para esse evento foi o emprego de grupos de policiais trafegando em meio à multidão, como acontece no carnaval da Bahia. “Teve uma inovação nesse modelo de policiamento, que foram as patrulhas de policiais andando pelo público, como já se viu no carnaval de Salvador. Eram várias patrulhas de cerca de 20 policiais por grupo”, detalhou o secretário de Segurança Pública, como um inibidor de arrastões, por exemplo.
A tecnologia também ajudou. O suspeito identificado pelo sistema de reconhecimento facial, por exemplo, foi abordado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Levado à delegacia, foi verificado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele por tráfico de drogas.
A Operação Madonna começou na segunda (29), quando foi reforçado o policiamento no bairro, principalmente na orla. Cerca de 3.200 PMs foram mobilizados para o esquema. Na véspera do show, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) realizou a Operação Tatuí, com o objetivo de encontrar materiais e produtos enterrados na areia. Na ocasião, foram encontradas três facas, além de 32 garrafas d’água e 70 cocos. Ainda foram removidas 4 toneladas de resíduos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Corpo de Bombeiros atuou em cerca de 50 ocorrências no total. “Muita gente não saía para não perder o lugar, assim muitos passaram mal. A temperatura chegou a 43ºC nas areias. Às 9h30 já começamos a distribuição de água”, disse o coronel Leandro Monteiro, secretário de Defesa Civil e comandante da corporação. De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, o Samu recebeu 1.800 ligações referentes a ingestão de álcool e queda. As equipes das Upas de Copacabana e Botafogo foram reforçadas e realizaram 600 atendimentos.