Banhada pela Baía, praia de Paquetá é avaliada como própria para banho
Praia da Ribeira ganhou o status de 'boa' entre abril e outubro deste ano. Foi a primeira vez desde 2016, segundo dados do Inea
A Baía de Guanabara registrou uma praia considerada própria para banho pela primeira vez desde 2016. Situada na bucólica ilha de Paquetá, a Praia da Ribeira foi considerada boa durante os meses de abril e outubro deste ano.
+ Polícia monta esquema para evitar arrastões no Réveillon de Copacabana
Segundo informações da Folha de São Paulo, com base nos dados do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a região não teve nenhum de seus 25 pontos de coleta classificados como limpos nesse período.
Outro ponto que chama atenção é a Praia de Guanabara, na Ilha do Governador, que ganhou status de “regular”, o que não ocorria desde 2018. Devido à pandemia, a praia ficou sem medições em 2020, 2021 e nos três primeiros meses de 2022.
Um dos motivos que pode justificar a limpeza da praia é uma iniciativa da que interrompeu o derramamento mensal de seis piscinas olímpicas de esgoto no mar. A ação é da empresa Águas do Rio, que ganhou a concessão dos serviços de saneamento de 27 cidades fluminenses no fim de 2021.
Com a promessa de despoluir a baía de Guanabara em cinco anos, a companhia também afirma que fez melhorias na estação de tratamento e nas quatro estações elevatórias de Paquetá, além de reformas e a automação do sistema na Ilha do Governador.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O que também favorece a balneabilidade da praia é a sua geografia. A ilha é situada num canal central profundo da baía, que permite a troca da água e diluição da sujeira.