Athleisure carioca: o look de performance que virou uniforme urbano
Com tecidos tecnológicos e design moderno, roupas de treino cruzam a cidade e refletem um estilo de vida ativo e descomplicado
Basta abrir o site da Adidas para notar que a gigante alemã de roupas e materiais esportivos se associa a titãs da moda e da cultura pop para aumentar (ainda mais) a própria relevância e encantar novos públicos. Há colaborações com a estilista britânica Stella McCartney, com o rapper porto-riquenho Bad Bunny e com a carioquíssima Farm, por exemplo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já a lista de parcerias criativas da Nike vai da influenciadora americana Kim Kardashian ao fenômeno Stranger Things, da Netflix. As estratégias variam, mas confluem: ao aliar estilo e conforto, as chamadas “rou – pas de malhar” cruzam as catracas das academias para se adequar a uma rotina intensa, em que um dia útil pode começar com uma reunião de trabalho seguida por aula de pilates (ou vice-versa) e almoço com as amigas.
“O terninho com scarpin de bico fino e meia- -calça bege ficou no passado. Ainda mais com esse calor de 50 graus do Rio”, avalia a consultora de imagem Gabriela Ganem, atestando que, em se tratando de guarda-roupa, o fitness casual veio para ficar.
Uma cidade com 86 quilômetros de orla, cachoeiras e montanhas naturalmente convida os moradores a se exercitarem ao ar livre, ainda mais no verão.
E, como os compromissos se atropelam, um look simples e adaptável, com tecidos de alta performance ó respiráveis, com elasticidade, secagem rápida e proteção UV ó podem dividir espaço com camisas de alfaiataria, calças soltinhas de poliamida, jaquetas jeans e tênis. O segmento se expande sob o conceito wear-anywhere (usar em qualquer lugar).
Um estudo da Global Web Index (GWI) aponta que o athleisure ó fusão de athletic (atlético) e leisure (lazer) ó se consolidou como a norma de uma geração que vive em modo híbrido.
“A pandemia acelerou essa transformação”, observa Fernanda Galindo, cofundadora e diretora criativa da La Vie Sports, marca fluminense pioneira nessa estética. “Os consumidores buscam se vestir com propósito, conforto e versatilidade. Tudo isso pode e deve vir com beleza”, completa.
O estilo despojado e descomplicado ó tudo a ver com os cariocas ó não se restringe à turma que acaba de chegar ao mercado de trabalho. Especialistas na área chamam atenção para o fato de que as mulheres maduras encontraram nessa moda uma forma de reafirmar a própria liberdade e autoestima.
“A mulher 40+ é ativa, elegante e sensual sem ser vulgar. Sem contar que as cariocas são as mais desejadas”, opina Tati Fonte, dona da grife Sirena Move, cujo catálogo vai da legging ao cropped com design autoral.
“Só no Rio é possível calçar um chinelo e ainda assim se sentir poderosa e estilosa”, resume a empresária. Uma das principais forças econômicas globais, o mercado wellness ó que une saúde, estética e qualidade de vida ó movimentou 6,8 trilhões de dólares em 2024 e deve alcançar 9,8 trilhões de dólares até 2029, de acordo com o Global Wellness Institute.
Já que suar e gastar calorias é obrigatório atualmente, que seja com (muito) estilo.
Guarda-roupa funcional
Dicas para aderir ao estilo
Comece pelo sapato. Um tênis totalmente branco ou de cores claras é o coringa perfeito, da esteira ao escritório.
Invista na terceira peça. Uma camisa social oversized confere ar refinado a um look simples. Blazers também trazem sofisticação.
Na dúvida, escolha uma cor. Tons neutros, como preto, areia, cinza, vinho ou off-white dão a sensação de harmonia e alongam a silhueta.
Arrisque nos acessórios. Um visual básico ganha outras camadas com brinco, colar, pulseira e óculos escuros.
Preste atenção ao cabelo. Um coque desalinhado, tranças leves ou um rabo de cavalo alto têm o poder de mudar o astral para muito melhor.
O que é o Legendários, movimento que Brigido do BBB 26 faz parte
Ana Paula Renault afirma que será alvo da direita no paredão. Entenda!
Vem muita folga por aí! A lista completa de feriados no Rio em 2026
Nicole Tamborindeguy: a paisagista que transformou sensibilidade em marca
BBB 26: Como está o estado de saúde de Henri Castelli depois de convulsão





