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…Arrigo Barnabé

Nascido no Paraná, o cantor, compositor e multi-instrumentista liderou a vanguarda paulista, movimento que, no alvorecer da década de 80, trouxe um sopro de renovação à música popular brasileira. Mesmo sem fazer sucesso comercial, seu repertório experimental chegou ao programa do Chacrinha e foi apresentado, em noite conturbada, no Morro da Urca. De volta à […]

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 5 dez 2016, 16h04 - Publicado em 14 set 2011, 13h55
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  • Nascido no Paraná, o cantor, compositor e multi-instrumentista liderou a vanguarda paulista, movimento que, no alvorecer da década de 80, trouxe um sopro de renovação à música popular brasileira. Mesmo sem fazer sucesso comercial, seu repertório experimental chegou ao programa do Chacrinha e foi apresentado, em noite conturbada, no Morro da Urca. De volta à cidade depois de quatro anos, para fazer três espetáculos no Oi Futuro, ele não abandona o espírito provocador e alfineta a Blitz. “A primeira vez

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    que escutei, achei que fosse Itamar Assumpção”, diz.

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    Por que, depois de trinta anos de carreira, só agora você vai lançar um trabalho como intérprete? É um DVD dedicado a Lupicínio Rodrigues que sai no fim de outubro. Comecei a desculpar mais os meus próprios erros. Ficava mal quando fazia alguma coisa malfeita. Agora, mesmo se eu desafino acho que vale a pena, porque é uma interpretação bastante pessoal. No show também mostro músicas de outros autores, como Roberto Carlos, Caetano e Chico.

    Como costuma ser a recepção carioca às suas apresentações?

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    É uma plateia qualificada, vai muito músico. A qualidade da compreensão é melhor até do que a de São Paulo. Mas a primeira vez que vim foi um desastre. Foi por um erro da divulgação. Era no Morro da Urca,

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    as pessoas queriam dançar, então começaram a reclamar. Depois que uma cantora da banda foi atingida

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    por uma lata de cerveja, eu disse: “Os ouvidos da província não estão preparados para os sons da metrópole”.

    Há quem compare o seu jeito de cantar na música Uga Uga com o da Blitz, que estourou no Rio também nos anos 80?

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    Comecei minha carreira em 1981 e eles vieram em 1983. Acho o trabalho deles mais parecido com as coisas que o Itamar Assumpção fazia. A temática é diferente, mas o jeito é parecido. A primeira vez que escutei, achei que fosse Itamar Assumpção. Fiquei superanimado porque achava que o Itamar estava finalmente tocando nas rádios. Percebi que não era quando ouvi alguma coisa sobre chope e batata frita.

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