Após usar banheiro feminino em bar, atriz trans denuncia agressão verbal
Galba Gogóia afirmou que escapou de ser agredida fisicamente pela ação da equipe do bar para conter um homem que fugiu em seguida
A atriz e cineasta transexual Galba Gogóia, de 29 anos, denunciou ter sido vítima de transfobia em bar no Flamengo, na Zona Sul, no sábado (10) de Carnaval. Depois de usar o banheiro feminino do estabelecimento, ela foi xingada e ameaçada por um grupo de homens.
+ Ocorrências policiais caem 47% em relação ao Carnaval do ano passado
A atriz estava em um bloco de Carnaval no Aterro do Flamengo e foi com amigos ao bar Belmonte. “Um cara parou do meu lado e ficou encarando meu amigo que é um homem gay. Ficamos na dúvida se ele queria pegar nossa mesa ou se tava agindo com violência. Do nada, ele começou a ficar violento e gritar com a gente“, explicou a atriz, em uma publicação nas redes sociais.
Segundo Galba, o rapaz começou a xingá-la por ter usado o banheiro feminino. “Ele simplesmente veio falar que eu que ter vergonha de ser um homem e usar banheiro feminino, depois começou a fazer vários xingamentos”, afirmou.
Galba contou que chegou a mostrar seus documentos para comprovar que era uma mulher. Contou, ainda, que os seguranças do bar impediram que ela e os amigos fossem agredidos. “Eu só queria curtir meu carnaval em paz, mas fui agredida e ameaçada de morte. Felizmente a equipe do bar agiu de forma ágil e precisa evitando que esse cara acertasse gente. Poderia ter sido muito pior”, escreveu.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Polícia Militar foi acionada mas o grupo fugiu antes da chegada dos agentes. O caso foi registrado na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). De acordo com a Polícia Civil, a especializada solicitou as imagens de câmeras de segurança do estabelecimento. A vítima, funcionários e testemunhas estão sendo ouvidos.