Continua após publicidade

Antiga Baía de Guanabara inspira exposição em Laranjeiras

Onde Morava o Mar, do escritor e artista visual Mauro Santa Cecília, ocupará a Glicerina Café & Galeria, em Laranjeiras, de quarta (22) a 20 de julho

Por Heloíza Gomes
Atualizado em 2 jun 2017, 12h05 - Publicado em 18 jun 2016, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quando o Rio foi fundado, em 1565, a região entre as avenidas Beira-Mar e Presidente Antônio Carlos era parte da Baía de Guanabara. E é esse passado que serve de inspiração para a exposição Onde Morava o Mar, do escritor e artista visual Mauro Santa Cecília, que ocupará a Glicerina Café & Galeria, em Laranjeiras, de quarta (22) a 20 de julho. A mostra, que reunirá fotos e textos, é um desdobramento da música homônima, gravada pelo Blues Etílicos, em 2013, e composta por Mauro, Cláudio Bedran e Greg Wilson. “O mar do passado está só sugerido, pois evitei lançar mão de fotos antigas. Preferi produzir imagens de um Rio urbano e caótico, como ele é hoje”, explica.  

    Tecnologia para os nervos


    Tecnologia para os nervos
    Tecnologia para os nervos ()

    Publicidade

    O Pedro Ernesto é o primeiro hospital público a ganhar o serviço de monitoração neurofisiológica intraoperatória (MNIO), que avalia os sistemas nervosos central e periférico. O procedimento, pouco conhecido no Brasil,  é aplicado durante cirurgias, como as vasculares, de coluna e ortopédicas. “A técnica auxilia a equipe cirúrgica a mapear, por exemplo, tumores no cérebro, e a definir quanto deles pode ser retirado, com redução de lesões”, explica o neurologista Daniel Souza e Silva, responsável pelo serviço. O processo é simples. Durante a intervenção, são colocados eletrodos no paciente e, se um estímulo parar de chegar ao cérebro no tempo em que deveria fazê-lo, a equipe cirúrgica é avisada. “O MNIO reduz em mais de 40% a probabilidade de haver dano do sistema nervoso central”, afirma Silva. 

    Continua após a publicidade

    Sorvete olímpico


    DIVULGAÇÃO
    DIVULGAÇÃO ()

    Publicidade

    Açúcar combina com esporte? O McDonald’s acha que sim. Por isso, promete instalar no Parque Olímpico, na Barra, o maior quiosque de sorvetes do mundo. “A gente chama assim, mas o nome correto é centro de sobremesa”, conta David Grinberg, diretor de comunicação corporativa. A denominação realmente condiz com o espaço de grandes proporções. Serão 200 metros quadrados, com 7 metros de altura, numa estrutura feita de madeira reciclada, onde serão servidos apenas sorvete de casquinha, McFlurry e sundae, além de água. “Os preços serão os mesmos de nossas lojas. Não haverá alteração, como é comum em eventos”, adianta Grinberg. A montagem do espaço começou no fim de maio e deve terminar em meados de julho, para os últimos ajustes antes da abertura, em 6 de agos

    Continua após a publicidade

    290 pessoas… 

    …concluíram o Curso Técnico Cidade Olímpica, promovido pela prefeitura, em parceria com a Cisco, a Embratel e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total, foram 86 turmas e mais de 1 500 horas de aulas, ministradas nas Naves do Conhecimento em Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília. A qualificação, no entanto, não garante a contratação para trabalhar no evento — embora alguns dos formados já tenham sido selecionados. O foco é a inclusão social de moradores de comunidades por meio de novas tecnologias. Mas, além de TI, os participantes tiveram aulas de inglês e participaram dos eventos-teste para aprimorar o idioma. 

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.