Animais abandonados estrelam campanhas de adoção inspiradas no BBB
Gatinhos roubam a cena no reality show versão pet. Campanhas buscam aumentar o número de adoções, que caiu nos últimos meses
Desde o último dia 17, um dos assuntos que têm dominado as redes sociais é o começo da vigésima segunda edição do reality show Big Brother Brasil. No embalo do sucesso da casa mais vigiada do Brasil, ONGs e protetores de animais passaram a usar o BBB como tema de campanhas de adoção – e o carisma dos participantes pets já tem cativado o público na internet.
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No perfil do grupo Fla.Gato, que desde 2020 ajuda entre 200 e 250 gatinhos na colônia do Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio, os felinos ganharam fichas de apresentação nos moldes do reality. As publicações descrevem a profissão inventada de cada gato, além de comida e esporte preferidos, o que fazem nas horas vagas e até mesmo estado civil. A campanha no Instagram ganhou o nome de “Big Cat Brasil” e uma proposta diferente do programa original: o objetivo é “eliminar” os participantes e dar a eles novos lares acolhedores.
Responsável pelas redes sociais do grupo, Camille Cardoso conta que as postagens já renderam diversos comentários, compartilhamentos e marcações desde a última semana. “Algumas pessoas vieram falar conosco por mensagem, rindo da criatividade de alguns vídeos que postamos dos gatos no ‘confinamento’. Acho que gostaram muito de cada gato ter uma profissão, além das imagens serem realmente iguais ao modelo do programa oficial”, explica a administradora.
Um dos participantes que mais fez sucesso nas redes foi o gatinho Big, apelidado carinhosamente de sósia do Fábio Assunção. “Sua semelhança com o ator Fábio Assunção logo chamou a atenção de muitos empresários e desde então sua principal função é ser dublê do ator nas cenas que envolvam sachê e cafuné. Apesar de amar dormir, ele disse que não será planta e que irá com tudo nesse jogo”, diz a sua descrição no Instagram. Nos comentários da publicação, algumas pessoas chegaram a marcar o perfil do ator.
A campanha on-line é uma forma de chamar a atenção dos seguidores e incentivar um maior número de adotantes. Outro grupo de protetores de animais que adotou a mesma estratégia foi o Gatos de Francisca, que atende cerca de 300 gatos na Zona Norte do Rio. Após um aumento das adoções na pandemia, o projeto percebeu uma nova queda nos últimos meses. “O abandono de animais aumentou consideravelmente e está difícil encontrar novos adotantes. Acreditamos que este seja um reflexo de muitas adoções impulsivas realizadas durante a pandemia”, afirma a integrante da equipe Carla Conti Diederichs.
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O elenco do “Big Brother do Gatos de Francisca” conta com participantes de nomes variados, como Merlin, Caio, Mathilda e Pão de Mel, além do brincalhão Coronavac, de 4 meses, e do Janssen, também de 4 meses, ambos homenageando duas vacinas contra a Covid-19. Para adotar uma das estrelas do reality, as regras são: ser maior de 18 anos, morar no Rio de Janeiro, ter um lar sem acesso à rua e enviar foto do comprovante de residência e RG. “Escolheu o vencedor? Entre em contato pelo Whatsapp da voluntária Isabele (21) 99705-6056 e vem buscar o seu ronron!”, finaliza a publicação no Instagram.