André Brasil é destaque no esporte paralímpico
O nadador conquistou uma coleção de medalhas e sagrou-se tetracampeão mundial. Agora, sonha com o topo do pódio nos Jogos do Rio
Se existe uma palavra que define a trajetória do nadador Andre Brasil é resiliência. Nascido e criado na Zona Norte carioca, Andre foi diagnosticado com poliomielite aos 6 meses de idade. Passou a infância em hospitais e, até os 8 anos, enfrentou sete cirurgias, além de vários tratamentos experimentais e muita fisioterapia. Mesmo com uma sequela na perna esquerda, dedicou-se a uma variada rotina esportiva durante a adolescência, que incluía basquete, handebol, futsal e tae kwon do. Mas foi na natação que descobriu uma forma de potencializar seus resultados a partir das próprias limitações. Acumulou uma notável trajetória de vitórias, mas, no fim do ano passado, viu-se frente a novas adversidades: teve diagnosticadas três hérnias cervicais que o deixaram afastado do esporte por três meses.
+ As lições dos atletas que lutam por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016
Em um poderoso esforço de superação, Andre não esmoreceu. Retornou aos treinos em dezembro com garra renovada e nos meses seguintes participou do Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia, e dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. O resultado? Nove medalhas de ouro e três de prata. “A volta por cima depois de uma lesão séria deixa essas conquistas ainda mais especiais. Foi um ano de muito aprendizado, em que envelhecer e amadurecer no esporte fizeram parte da minha trajetória”, avalia.
Veterano na seleção brasileira, o atleta de 31 anos tornou-se o campeão absoluto das provas de 50 e 100 metros estilo livre. Sua hegemonia é indiscutível: detentor dos recordes das duas distâncias, sagrou-se tetracampeão mundial em 2015 e não sai do lugar mais alto do pódio há uma década. “Esses resultados me deixam mais esperançoso e contente de saber que estou no caminho certo para os Jogos do Rio”, diz. Para Andre, brilhar no maior evento esportivo do mundo, realizado em sua cidade natal, será a coroação de todos os seus esforços.
Grupo de ricos cariocas entre os ganhadores da Mega da Virada
Táxis fora da tabela viram rotina no Rio
Bombeiro sugere esquecer superstição de pular 7 ondas na virada em Copa
Pra ajudar a sorte! Quais os números mais sorteados na Mega Sena da Virada
IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis





