Almanaque Carioquice 2023 passeia por espaços novos e revitalizados do Rio
Publicação será lançada nesta quinta (26) e ficará disponível também on-line para quem quiser conferir as dicas
Após dois anos de isolamento social devido à pandemia da Covid-19, os cariocas voltaram curtir os passeios, as atrações e os inúmeros de eventos que retornaram à agenda do Rio. Esse renascer da vida cultural da cidade é o tema do novo Almanaque Carioquice. A sexta edição do guia traz um roteiro de 162 páginas com dicas sobre novos espaços e endereços de cara renovada da cidade para aproveitar diferentes programas.
+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?
Produzido pelo Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) em parceria com a Insight Comunicação, com o objetivo de valorizar a cultura da cidade, a publicação será lançada nesta quinta (26) no Clube Marimbás, em Copacabana. O material será disponibilizado em seguida no site do projeto.
Espaços ao ar livre ganham destaque no guia, como o recém-revitalizado Buraco do Padre, no Engenho Novo, o tradicional Campo de Santana, no Centro, e o colorido Distrito de Arte do Porto, uma galeria a céu aberto com 18 murais de grafite de seis artistas no Passeio Ernesto Nazareth, no Santo Cristo.
E quem é apaixonado por livros poderá fazer o Circuito de Literatura, que passa por lugares onde moraram importantes nomes da Academia Brasileira de Letras (ABL), como Machado de Assis (Centro), Otto Lara Rezende (Lagoa) e Austregésilo de Athayde (Cosme Velho).
Já os adeptos aos esportes poderão conferir locais como os novos campos de futebol society do Parque do Flamengo, que foram totalmente revitalizados, além do Instituto Hypólito, projeto do atleta medalhista olímpico Diego Hypólito, que oferece aulas de ginástica rítmica gratuitas para crianças na Penha.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As opções de passeio ainda passam por brechós, incluindo o animado Brecholeiras, em Madureira, e espaços culturais, como o Museu do Pontal, situado desde 2021 na Barra da Tijuca. Roteiros de comidas, bebidas, inciativas de educação ambiental, passeios para a criançada e para os pets também estão presentes na nova edição.