Por que Moraes concedeu liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira

Ex-parlamentar terá que usar tornozeleira e não pode acessar redes sociais nem manter contato com investigados no inquérito que apura suposta tentativa de golpe

Por Da Redação
20 dez 2024, 12h30
ex-deputado-daniel- silveira-preso-bangu-8
Daniel Silveira: preso em Bangu 8 antes de ser transferido para colônia agrícola (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

Atendendo a uma manifestação da Procuradoria-geral da República (PGR), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade condicional ao ex-deputado Daniel Silveira. A defesa de Silveira entrou com um pedido de liberdade, alegando que o ex-parlamentar cumpriu um terço da pena. Em outubro, o ministro já havia permitido que o ex-parlamentar fosse para o regime semiaberto, na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé, na Baixada Fluminense, onde participa de um programa de replantio de árvores da Mata Atlântica.

+ Para entrar em 2025 sem dívidas: Procon, Enel e Iguá fazem renegociações

Em 2022, Silveira foi condenado pelo Supremo a oito anos e nove meses de prisão, por estímulo a atos antidemocráticos e incitação à violência contra ministros da Corte, assim como a instituições, como o próprio STF. Ele também foi condenado à suspensão dos direitos políticos e ao pagamento de multa de R$ 212 mil. A pena do ex-parlamentar chegou a ser perdoada pelo então presidente Jair Bolsonaro, mas a medida foi anulada no ano passado pelo STF. Silveira está preso desde fevereiro de 2023, um dia após o término de seu mandato. Antes de ir cumprir pena na colônia agrícola , Silveira ficou em Bangu 8. Ao autorizar a mudança de regime, Moraes observou à época, em sua decisão, que Daniel Silveira reconheceu que seus atos, que resultaram em sua prisão, foram impulsivos e que deveria ter sido mais cauteloso em suas ações, especialmente por ocupar um cargo público.

Na decisão, o ministro afirma que Silveira atende os requisitos para liberdade condicional. No entanto, “em respeito ao princípio da individualização da pena, há, portanto, circunstâncias fáticas que, recomendam uma especial cautela na aferição do mérito do condenado para fins de progressão do regime prisional e de livramento condicional”. Conforme a decisão, o ex-parlamentar terá que usar tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o país, acessar redes sociais, conceder entrevistas e frequentar clubes de tiro, boates ou casas de jogos. Ele também não poderá participar de cerimônias de forças de segurança, ou manter contato com investigados. Na lista de restrições, constam os indiciados na tentativa de golpe de Estado, o que inclui Bolsonaro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Daniel Silveira, que virou réu em abril de 2021, no âmbito do inquérito sobre atos antidemocráticos, foi candidato nas eleições de 2022, quando tentou se reeleger deputado federal, mas não obteve votos suficientes. Ele havia sido preso por ter publicado um um vídeo no qual defendia o AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e pregado a destituição de ministros do STF, ambos os atos inconstitucionais. Ao longo do processo, Silveira teve decretadas outra prisão e medidas restritivas por descumprir ordens como a de uso de tornozeleira eletrônica e de não se comunicar com outros investigados.

+ Como PF descobriu plano de militares para matar Lula, Alckmin e Moraes

+ Bolsonaro indiciado: PF vê ex-presidente como articulador de golpe

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.