Ressaca no Rio: Capitania dos Portos impede saída de barcos
Alerta da Marinha, que iria até as 21h desta quinta (31), foi estendido até as 9h de sexta (1º)

A Marinha do Brasil emitiu no início da tarde desta quinta (31) um novo aviso de ressaca para o litoral fluminense. Com isso, o alerta em vigor desde terça (29) e que valia até 21h desta quinta (31) foi estendido. O tamanho das ondas, que no primeiro aviso era previsto para chegar a 3,5 metros, agora baixou para até 2,5 metros. Elas podem ocorrer entre a capital e Arraial do Cabo até 9h de sexta (1º). Diante da ressaca, a Capitania dos Portos do Rio “fechou” a saída da Baía de Guanabara para qualquer embarcação — seja de pesca ou de passageiros. Enquanto durar a restrição, só será possível navegar nas águas abrigadas.
+ Ventania faz a ciclovia Tim Maia ficar fechada e canoístas passam sufoco
“Em face das condições adversas de vento e mar (…) e com o propósito de garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica, o capitão dos Portos do Rio de Janeiro declarou a impraticabilidade total”, informa a Marinha, em nota. A medida vale também para as baías de Sepetiba e da Ilha Grande. Quem descumprir a portaria poderá perder a licença para pilotar ou ser preso, além de ter de pagar uma multa de até R$ 3,2 mil.
Na terça (29) e na quarta (30), por várias vezes as ondas atravessaram as faixas da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e chegaram aos prédios. Um portão de um dos edifícios foi destruído, e quiosques também contabilizaram prejuízos. Por precaução, a CET-Rio fechou a via, mas, na manhã desta quinta (31), a prefeitura do Rio decidiu liberar ao trânsito na via, já que durante a madrugada o mar não subiu tanto, e garis da Comlurb conseguiram manter as pistas limpas. Enquanto permanece em vigor o aviso de ressaca, no entanto, a recomendação é evitar o banho de mar e a prática de esportes aquáticos. Também se recomenda cautela em locais onde batem ondas.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Pelo menos até a próxima segunda (4) não há previsão de chuva na cidade, e o sol deve predominar. As madrugadas continuarão frias até o domingo (3); mas as tardes esquentam mais, chegando aos 31°C na segunda (4).