Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ressaca no Rio: Capitania dos Portos impede saída de barcos

Alerta da Marinha, que iria até as 21h desta quinta (31), foi estendido até as 9h de sexta (1º)

Por Da Redação
31 jul 2025, 12h59
ressaca-leblon
Ressaca: após limpeza da feita pela Comlurb, pistas da Delfim Moreira foram reabertas (TV Globo/Reprodução)
Continua após publicidade

A Marinha do Brasil emitiu no início da tarde desta quinta (31) um novo aviso de ressaca para o litoral fluminense. Com isso, o alerta em vigor desde terça (29) e que valia até 21h desta quinta (31) foi estendido. O tamanho das ondas, que no primeiro aviso era previsto para chegar a 3,5 metros, agora baixou para até 2,5 metros. Elas podem ocorrer entre a capital e Arraial do Cabo até 9h de sexta (1º). Diante da ressaca, a Capitania dos Portos do Rio “fechou” a saída da Baía de Guanabara para qualquer embarcação — seja de pesca ou de passageiros. Enquanto durar a restrição, só será possível navegar nas águas abrigadas.

+ Ventania faz a ciclovia Tim Maia ficar fechada e canoístas passam sufoco

“Em face das condições adversas de vento e mar (…) e com o propósito de garantir a segurança da navegação, salvaguardar a vida humana no mar e prevenir a poluição hídrica, o capitão dos Portos do Rio de Janeiro declarou a impraticabilidade total”, informa a Marinha, em nota. A medida vale também para as baías de Sepetiba e da Ilha Grande. Quem descumprir a portaria poderá perder a licença para pilotar ou ser preso, além de ter de pagar uma multa de até R$ 3,2 mil.

Na terça (29) e na quarta (30), por várias vezes as ondas atravessaram as faixas da Avenida Delfim Moreira, no Leblon, e chegaram aos prédios. Um portão de um dos edifícios foi destruído, e quiosques também contabilizaram prejuízos. Por precaução, a CET-Rio fechou a via, mas, na manhã desta quinta (31), a prefeitura do Rio decidiu liberar ao trânsito na via, já que durante a madrugada o mar não subiu tanto, e garis da Comlurb conseguiram manter as pistas limpas. Enquanto permanece em vigor o aviso de ressaca, no entanto, a recomendação é evitar o banho de mar e a prática de esportes aquáticos. Também se recomenda cautela em locais onde batem ondas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Pelo menos até a próxima segunda (4) não há previsão de chuva na cidade, e o sol deve predominar. As madrugadas continuarão frias até o domingo (3); mas as tardes esquentam mais, chegando aos 31°C na segunda (4).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês