“Além de pedir dinheiro, ele quer a capital de volta”, diz Lula sobre Paes
Presidente reuniu mais de 3000 prefeitos em Brasília em momento delicado da aprovação ao seu mandato

Recebida a proposta da Prefeitura do Rio, que deseja transformar a cidade em “capital honorária” do país, ganhando status e visibilidade, presidente Lula da Silva brincou o prefeito Eduardo Paes.
+ Fábrica de fantasias que pegou fogo em Ramos não tem alvará dos Bombeiros
“O Eduardo Paes, além de pegar dinheiro todo dia, quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Estamos com uma disputa aí que não sei como a gente vai resolver”, afirmou o presidente.
O pedido feito pela prefeitura sugere medidas como a proibição da transferência de órgãos federais para Brasília, a reativação de gabinetes culturais, a garantia da manutenção de hospitais federais, e a reconstrução de monumentos e a retomada de obras abandonadas. Paes pretende que o ato presidencial seja assinado em julho, quando ocorre no Rio o encontro de cúpula do Brics, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O presidente Lula participou na terça (11) do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que reuniu em Brasília representantes de municípios de todo o país, com 3.110 prefeitos participantes. O encontro ocorre duas semanas após a pesquisa Quaest mostrar que a desaprovação ao governo Lula ultrapassou pela primeira vez a aprovação. O governo quer se aproximar das lideranças municipais e ressaltar as ações federais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Sou muito humilde, mas eu duvido que tenha presidente na história desse país que cuidou mais dos prefeitos que eu”, disse Lula, e brincou que os prefeitos pedirão, ao final de seu mandato: “Lulinha, fica”.