Como será a agenda do príncipe William em sua visita ao Rio
Herdeiro do trono britânico vem para a entrega do Prêmio Earthshot, no Museu do Amanhã, e se encontra com líderes globais, investidores e lideranças indígenas
Primeiro na linha de sucessão da coroa britânica, o príncipe William chegou ao Rio nesta segunda (3), em sua primeira viagem oficial ao Brasil, para a entrega do Prêmio Earthshot 2025, no Museu do Amanhã, nesta quinta (6). Ele vai participar de uma série de eventos antes de seguir para Belém (PA), para representar o pai, Rei Charles III, na COP30. O primeiro compromisso na agenda foi uma visita ao Pão de Açúcar, acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes, pela manhã.
+ No clima da COP: Rio sedia os mais quentes encontros pré-conferência
O Rio foi escolhido pelo Príncipe de Gales para sediar a entrega do Prêmio Earthshot, criado por ele em 2020 com o objetivo de buscar soluções para desafios ambientais e conceder prêmios anuais de 1 milhão de libras (cerca de R$ 7 milhões) para cada um dos cinco projetos premiados ao redor do mundo. As categorias incluem natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima. Esta é a primeira vez que a premiação acontece na América do Sul. Com apresentação de Luciano Huck, a cerimônia terá shows de Anitta, Gilberto Gil, Kylie Minogue, Seu Jorge e Shawn Mendes. Além disso, também estão confirmadas as presenças do ex-jogador Cafu, da ginasta Rebeca Andrade, do ex- piloto de Fórmula 1 Sebastian Vettel e da ativista brasileira Txai Suruí.
Entre os compromissos do príncipe William por aqui, estão encontros com líderes globais em inovação, investidores e lideranças indígenas e comunitárias para impulsionar a restauração e proteção ambiental, bem como celebrar jovens líderes climáticos que estão promovendo mudanças significativas em prol da preservação do planeta. William também vai conhecer comunidades onde soluções pioneiras foram implementadas para preservar a biodiversidade local. William também estará na Cúpula Global do Programa United for Wildlife. O evento fornecerá uma plataforma para incluir crimes ambientais como uma prioridade estratégica global.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Desde a última quinta (30), algumas vias do Rio estão sendo interditadas devido à intensa agenda internacional com 53 eventos voltados à crise climática. Os bloqueios afetam ruas próximas aos locais dos eventos — como o Aterro do Flamengo e hotéis da Zona Sul — e alguns se estenderão até a próxima quinta-feira. A programação reúne autoridades e lideranças de todo o mundo.
Confira a programação pré-COP 20 no Rio:
Fórum de Líderes Locais da COP30 – Evento oficial da COP30, de segunda (3) a quarta (5), no MAM e no Vivo Rio;
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 – Abertura do Fórum, de segunda (3) a terça (4), no MAM e no Vivo Rio;
Earthshot Prize – Premiação climática idealizada pelo Príncipe William, do Reino Unido, quarta (5), no Museu do Amanhã, com ativações no Armazém 3 desde domingo (2);
Earthshot Week – Ativações ligadas à premiação climática idealizada pelo Príncipe William, de domingo (2) a quarta (5), no Armazém 3 do Pier Mauá;
Diálogos Locais – Iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com eventos da sociedade civil, até sexta (7), na Praça Tiradentes e outros pontos;
Moonshot Factory – Seminário de tecnologia do laboratório da Alphabet Inc., nesta segunda (3), no Porto Maravalley, hub de inovação no Porto Maravilha.
Veja as principais interdições no trânsito:
Entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e Vivo Rio
De segunda (3) a quarta (5) – Interdição da Rua Jardel Jercolis, Praça Mauá
De segunda (3) a quarta (5) – A Av. Rodrigues Alves, no trecho entre a Rua Souza e Silva e a Praça Mauá, terá acesso restrito.
Príncipe William no Rio: sem exigências para o menu
Como será a agenda do príncipe William em sua visita ao Rio
Clínica de estética é fechada por vender caneta emagrecedora falsa
Mais da metade dos moradores do Rio aprovam gestão de Claudio Castro
COP30 no Rio: veja nomes importantes que participarão do evento





