Bob, Morfeu e Lady: prestes a se aposentar, cães da Guarda Municipal podem ser adotados
Interessados em participar do processo de adoção devem se candidatar no Canil da GM-Rio, na Mangueira
Após anos trabalhando em parceria com a Guarda Municipal do Rio, três cachorros do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) estão prestes a ter uma merecida aposentadoria — e buscam um novo lar. Bob, um labrador preto de cinco anos, Morfeu, um belga de malinois de quatro anos, e Lady, uma pastora alemã de quatro anos, estão prontos para serem adotados por uma nova família.
+ ‘A Secretaria de Saúde não vê motivos para cancelar a Sapucaí’, diz governador do Rio
Com várias apresentações de Showdog no currículo, Bob é descrito como um cão ativo e sociável, enquanto Lady é tranquila e afetuosa. Já Morfeu atuava nas ações de patrulhamento da GM, tendo equilíbrio e fidelidade como suas qualidades apontadas.
Os interessados em acolher os cães podem se candidatar no Canil da GM-Rio (Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1200, fundos, na Mangueira), de segunda a sexta, de 9h às 14h.
O processo de seleção é rigoroso, com a análise do perfil do candidato e as condições da casa, e passa pela avaliação de guardas que convivem com os animais desde seus primeiros anos de vida.
Após este procedimento, são realizados encontros entre os cães e os possíveis tutores para verificar o entrosamento entre ambos. Por último, os novos ‘pais de pet’ assinam um termo de responsabilidade, oferecendo garantias de que os animais não trabalharão mais.
+ Mais três centros de testagem para Covid-19 são abertos no Rio; veja onde
O Grupamento de Cães de Guarda (GCG) conta atualmente com 38 cães, que são treinados para atuar em ações de patrulhamento e de interação com a sociedade, por meio de apresentações de Showdog. Os cães começam a trabalhar a partir do primeiro ano de vida e se aposentam por volta dos sete anos.
A fila de adoção segue ordem de prioridade, sendo o primeiro da lista o guarda que trabalhou com o animal. Como muitos já possuem outros animais de grande porte em casa e não possuem condições de adotar, o processo é aberto para outros guardas das unidades da GM-Rio e também para a população geral.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui