Bora mexer! Academias da Terceira Idade ganham banho de loja
Intervenções contemplam conserto de equipamentos, pintura e melhorias nos espaços destinados à prática de atividades físicas

Usadas com frequência em diversas praças da cidade não só por idosos, as Academias da Terceira Idade estão sendo revitalizadas.
A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEMESQV).
A intenção é recuperar equipamentos danificados e melhorar a infraestrutura dos espaços voltados à prática de atividades físicas para a melhor idade.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O programa começou, simultaneamente, em quatro regiões. Na Zona Sul, a ATI da Praça do Lido, em Copacabana é a primeira a ser reformada. Na região Central, o lugar escolhido foi a Praça Aguirre Cerda, próximo à Rua do Riachuelo, na Lapa. Na Zona Norte, a ATI do Engenhão inaugura o banho de loja. E, na Zona Oeste, a primeira ATI a ser revitalizada fica na Praça João Wesley, em Inhoaíba.
+ Acidentes com patinetes e outros veículos afins sobem 702% em um ano
As intervenções incluem, além da manutenção, pintura, soldagem, reforço na iluminação, paisagismo e requalificação dos aparelhos, proporcionando acessibilidade, segurança e acolhimento para os idosos. Atualmente, o município do Rio conta com 1 359 academias da terceira idade.
Criadas em 2004, as Academias da Terceira Idade são uma política pública pioneira para incentivar a prática de atividades físicas entre pessoas com mais de 60 anos. Os equipamentos são desenvolvidos especialmente para esse público, com foco na segurança, facilidade de uso e promoção da saúde.
+ Como funciona a primeira vara judicial especializada em idosos
Entre os principais benefícios das ATIs estão o fortalecimento muscular, a melhora do equilíbrio, da mobilidade, da flexibilidade e da coordenação motora.
Além disso, a prática regular de exercícios nesses espaços contribui para a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, e é uma aliada da saúde mental, incentivando o convívio social e aumentando a autoestima dos frequentadores.
“A revitalização desses espaços é essencial para estimular uma rotina mais ativa e saudável entre os nossos idosos”, afirma Felipe Michel, secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.
O Programa de Revitalização das Academias da Terceira Idade (Prati) reforça o compromisso da prefeitura com o envelhecimento ativo e a melhoria contínua dos espaços públicos dedicados à terceira idade.