Clique e assine com até 65% de desconto

Academias, bares e restaurantes voltam a funcionar nesta quinta (2)

Medida marca o início da terceira fase do plano de retomada da economia na cidade

Por Bruna Motta 30 jun 2020, 16h56

Nesta quinta (2), a prefeitura do Rio vai iniciar a 3ª fase do plano de retomada da economia na cidade. Durante a nova etapa, bares, restaurantes, academias de ginásticas, barbearias e salões de cabeleireiro de rua poderão reabrir.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Para garantir o funcionamento, os estabelecimentos precisam seguir as regras de ouro impostas pela prefeitura do Rio. São elas: disponibilizar álcool gel 70%, sabão líquido e papel toalha, para que o público possa higienizar constantemente as mãos; limpar o ambiente a cada três horas; obrigar a utilização de máscaras de proteção; entre outras.

+MP do Rio vai indiciar oito pessoas pelo incêndio no Ninho do Urubu

No caso dos bares e dos restaurantes, os estabelecimentos devem priorizar a colocação de mesas em áreas externas, embora o interior das casas também esteja autorizado a funcionar. Com no máximo 50% da capacidade podendo ser ocupada, os locais só podem funcionar até as 23h. Não será permitido música ao vivo.

As academias devem funcionar com um terço da sua capacidade. Será necessário agendar horário previamente e respeitar o distanciamento obrigatório de seis metros quadrados para o outro frequentador.

+Fiéis terão que agendar ida à missa e confissões em algumas igrejas

Novas aberturas estão previstas para o dia 17 de julho, quando começa a 4ª fase do plano de retomada. A previsão é de que, nos colégios, as turmas de pré-escola e primeiro e segundo ano voltem a ter aulas. Pontos turísticos também serão reabertos, com um terço da capacidade. Há, também, a previsão de retorno de atividades em espaços culturais fechados, com restrição de capacidade.

+Escolas públicas e particulares continuam sem data para voltar às aulas

Continua após a publicidade
Publicidade