O que abre e o que fecha no feriadão da Consciência Negra no Rio
Os Correios, bancos, unidades de saúde e transportes públicos da cidade terão funcionamento especial
Nesta quinta (20) é celebrado o Dia da Consciência Negra. Durante o feriadão, que se estende até domingo (23), transportes, bancos e postos de saúde prepararam um esquema especial. Veja o que abre e o que não abre:
BANCOS
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias na quinta (20). Em alguns locais, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição. As compensações bancárias também não são efetivadas no dia do feriado, somente o PIX. Na sexta (21), os bancos abrem normalmente.
CORREIOS
No dia 20, também não haverá atendimento nas agências dos Correios. As atividades de atendimento e entrega de cartas e encomendas retornam na sexta (21). Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível por meio da Atendente Virtual dos Correios, nos seguintes canais: site dos Correios, na página do Fale Conosco; chat, disponível diretamente no portal; e pelos relefones: 4003-8210; 0800-881-8210; 0800-881-8211 (atendimento a pessoas com deficiência auditiva).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente.
O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará das 8h às 22h, em todo o período. As unidades em Campo Grande e Zona Norte vão acompanhar o horário dos centros comerciais. O Super Centro Carioca de Saúde não funcionará na quinta (20) e terá funcionamento normal na sexta e sábado (21 e 22).
As clínicas da família, centros municipais de saúde, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação não funcionarão na quinta (20) e nem na sexta (21). No sábado (22), estas unidades funcionarão normalmente.
Já a Secretaria Estadual de Saúde (SES) disse que os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente durante o feriadão. O atendimento 24 horas à população será mantido nos hospitais estaduais e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O Samu também seguirá operando ininterruptamente.
O Hemorio, no Centro do Rio, permanecerá aberto das 7h às 18h para receber doadores de sangue. O órgão pede que a população realize doações no período para ajudar a manter os estoques. O endereço é Rua Frei Caneca, nº 8, Centro. O posto de coleta do Hemorio em Duque de Caxias não funcionará no feriado, na quinta (20), mas na sexta (21), sim, com atendimento de 7h às 14h. Já a unidade Teresópolis não abrirá em ambos os dias, retornando às atividades na segunda-feira (24).
Na Praça Onze, no Rio, e nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, as unidades RioFarmes não abrirão nos dias 20 e 21. O funcionamento será retomado na segunda (24). Os pacientes com agendamento para retirada de medicamentos tiveram as entregas reprogramadas dentro do prazo previsto.
Os centros de diagnóstico Rio Imagem Centro e Rio Imagem Baixada funcionarão normalmente nos dois dias, das 7h às 19h. As unidades realizarão exames de raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e mamografia. No ponto facultativo (21), o polo da Baixada também oferecerá endoscopia, colonoscopia e densitometria.
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Susana Naspolini, no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, não funcionará durante o feriadão. O atendimento será retomado na segunda-feira (24).
+ Dia da Consciência Negra tem Samba do Sacramento e feijoada no Muhcab
TRANSPORTE
O VLT Carioca vai operar com grade especial na quinta (20). Será adotada a grade de feriados, com intervalos de 20 minutos nas linhas 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont), 3 (Cristiano Ottoni x Santos Dumont) e 4 (Terminal Gentileza x Praça XV). A linha 2 (Praia Formosa x Praça XV) circulará com intervalos de até 60 minutos. Na sexta (21), a operação terá intervalos médios de 12 minutos nas linhas 1 e 4; 15 minutos na linha 3; e até 60 minutos na linha 2.
O MetrôRio também terá um esquema especial de funcionamento. No Dia da Consciência Negra, a operação acontece das 7h às 23h. Já na sexta (21), o funcionamento será nos horários regulares de dia útil, das 5h à meia-noite. Nos dois dias, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil e Botafogo.
No sábado (22), o funcionamento também será das 5h à meia-noite, por conta do jogo entre Flamengo enfrenta o Red Bull Bragantino, no Maracanã, terá extensão de horário nas estações São Cristóvão e Maracanã. por 1 hora após o término da partida, até 0h30; e as demais estações apenas para desembarque após meia-noite.
+ MAR e Casa Brasil terão programação conjunta no Dia da Consciência Negra
No domingo (23), o metrô vai funcionar das 7h às 23h. A partir das 11h, acontecerá a 30ª Parada do Orgulho LGBTI+ Rio, no Posto 5 da Praia de Copacabana. Na ida, a recomendação do MetrôRio é que o público desembarque na estação Cantagalo. Já no retorno, que dê preferência à estação Siqueira Campos.
No sábado e no domingo, a Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil e General Osório. O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil, não terá expediente entre os dias 20 e 23 de novembro. O espaço voltará a abrir as portas na segunda-feira (24).
A SuperVia informou que vai realizar serviços de manutenção durante o feriadão. Na quinta-feira (20), os trens vão circular com horários fixos de acordo com domingos e feriados. Na sexta (21), a grade será de dias úteis, mas com alguns ajustes. Não haverá serviço de trens expressos, viagens especiais de Campo Grande, Nova Iguaçu e partidas do ramal Deodoro.
No sábado (22), os trens vão circular com horários fixos de acordo com sábados e no domingo (23), com grade de domingos e feriados.
Durante todo o feriadão, a estação Praça da Bandeira ficará fechada para embarque e desembarque devido a manutenções preventivas e corretivas na via. Clientes interessados podem utilizar a estação São Cristóvão, a mais próxima do local.
+ Correr com consciência negra, afeto e estilo afro: o convite da Olympikus
Os trens com destino à Central do Brasil não realizarão parada nas estações Oswaldo Cruz, Quintino, Piedade, Méier, Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo e Praça da Bandeira.
Clientes interessados na estação Oswaldo Cruz devem desembarcar em Madureira e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz; Clientes interessados nas estações Quintino e Piedade devem desembarcar em Olímpica de Engenho de Dentro e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz; Clientes interessados nas estações Méier, Engenho Novo, Sampaio e Riachuelo deverão desembarcar em São Francisco Xavier e embarcar em trens sentido Japeri e Santa Cruz.
Na quinta (20), devido a uma manutenção da rede aérea, não haverá circulação de trens no trecho entre as estações Japeri e Paracambi, a partir das 10h.
No sábado (22), a partir das 13h, e no domingo (23), durante toda a operação não haverá circulação de trens no trecho entre as estações Gramacho-Saracuruna e extensões Vila Inhomirim e Guapimirim devido a serviços de manutenção na via e na rede aérea.
Rio de Janeiro celebra 30ª Parada do Orgulho LGBTI em Copacabana
Palmeiras plantadas por Burle Marx e sumaúma do Jardim Botânico viram point
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão
O céu do Rio sem asa delta: último vídeo do Phil Haegler





