Com 40 graus nesta segunda (12), Rio tem o dia mais quente do verão
A cidade segue no terceiro nível do Protocolo de Calor, com temperaturas entre 36 e 40 graus
Paraíso da beleza e do calor! Esta segunda (12) se tornou o dia mais quente do verão no Rio — com 40 graus registrados pelo Climatempo, em Marambaia, na Zona Oeste carioca.
No domingo (11), a temperatura já havia chegado a 39,7 graus e, para terça (13), a previsão continua de calor, porém acompanhada por pancadas de chuva típicas da temporada.
A mudança se dá porque um sistema de alta pressão que afetava a precipitação capital fluminense deve se afastar do continente. Assim, as nuvens de chuva poderão se desenvolver com maior facilidade. .
Os termômetros podem registrar até 38 graus. A previsão é de que o calor dure até sexta (16), quando haverá pancadas de chuva moderadas a fortes.
O município segue no terceiro nível do Protocolo de Calor. Isso significa que temperaturas vão variar entre 36 e 40 graus, com previsão de persistência ou aumento por, pelo menos, três dias seguidos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Calor 3 precede os dois níveis considerados mais críticos, além de servir como um aviso aos moradores e turistas para que intensifiquem os cuidados com a saúde.
As autoridades recomendam reforço na hidratação e a prevenção de exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes do dia.
Entre as orientações específicas estão:
- Ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consumo alimentos leves, como frutas e saladas;
- Uso de roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas com elevado teor de açúcar. Pode provocar desidratação;
- Evitar a exposição direta ao sol, em especial, das 10h às 16h;
- Informe-se sobre os níveis de calor na cidade por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações e da Secretaria Municipal de Saúde;
- Não deixar de tomar medicamentos de rotina. O calor pode prejudicar mais quem tem hipertensão, diabetes ou insuficiência cardíaca;
- Evitar passeios com os pets entre 10h e 16h e checar a temperatura do solo, além de sempre disponibilizar água fresca;
- Ofereça água com frequência a crianças e idosos, mesmo que não sintam sede.





