Para Rogê
O cantor e compositor carioca que se apresenta nesta terça (15) na Miranda e quarta (16) no Circo Voador conta como foi compor a canção-tema da Olimpíada de 2016 e mais
Não se deixe enganar pelo ar tranquilo exibido na foto ao lado: o cantor e compositor carioca está em todas neste verão. Na terça (15), dá expediente como integrante do grupo 4 Cabeça, na Miranda, e no dia seguinte sobe ao palco do Circo Voador, ao lado do parceiro Arlindo Cruz. Foi com o sambista e seu filho Arlindo Neto que Rogê assinou a composição da canção-tema da Olimpíada de 2016, Os Grandes Deuses do Olimpo Visitam o Rio de Janeiro. Em 2012 ele também lançou seu quarto álbum-solo, Brenguelé.
Você circula com facilidade por universos musicais bem distintos. Como esse trânsito influencia seu trabalho? Faço um tipo de música para dançar, falar das verdades brasileiras, levar as pessoas a refletir sobre nossa realidade. E, para abranger o maior público possível, meus parceiros são fundamentais. Trabalho com nomes que vão de Arlindo Cruz a Seu Jorge. Cada um traz, além da informação de suas composições, uma energia muito forte de seu trabalho individual.
Foi difícil evitar os clichês ? futebol, samba ? na composição do tema da Olimpíada? Tudo nasceu de muitos papos que tive com o Arlindo Cruz. Nossa grande sacada nessa música foi a ideia de fazer com que os deuses gregos viessem passear no Rio de Janeiro como turistas e, claro, ficassem encantados com as maravilhas naturais. É como se a cidade se transformasse na casa deles durante sua estadia, como acontece com a maioria dos gringos, né?
Como definir seu som? Minha matéria-prima musical é o samba. Não faço samba de raiz, mas misturo as derivações do gênero e aproveito o balanço inerente ao ritmo. Existe também muita influência do maracatu do Chico Science, do soul do Tim Maia e da Banda Black Rio. Não faço nada esperando ser pop, mas, se minha música se transforma em algo acessível, eu julgo que acertei.
Rio de Janeiro celebra 30ª Parada do Orgulho LGBTI em Copacabana
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
Palmeiras plantadas por Burle Marx e sumaúma do Jardim Botânico viram point
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados





