150 universidades do exterior participam do Salão do Estudante
Feira acontece em dois dias, no Fairmont e no Windsor Oceânico; Portugal participa com cerca de 40 instituições, seguida de Estados Unidos, com 30
Após quase três anos aguardando por oportunidades educacionais no exterior, por conta dos efeitos da pandemia, os estudantes cariocas têm a chance de realizar seus sonhos de estudar fora: está de volta o Salão do Estudante, maior feira de educação internacional da América Latina, que no Rio acontece nesta terça (11) em Copacabana e na quinta (13) na Barra. O evento reunirá cerca de 150 expositores de países como Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hong, Kong, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal e Reino Unido e Turquia e oferecerá cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e cursos técnicos, além de cursos de idiomas, high school e todo o “combo” destinado a ala teen. Em alguns países, será possível encontrar opções de trabalho, como acontece na Irlanda.
+ Após mais um furto, óculos da estátua de Drummond são recolocados
O bloco português é um dos que vêm com mais força, trazendo cerca de 40 instituições. O americano é outro destaque, com 30 instituições, assim como o canadense, com 15. Representantes dos governos também estarão presentes, como o Education in USA, que é uma rede do Departamento de Estado dos EUA, o Gouvernement du Québec, representante oficial da cidade canadense no Brasil desde 2008, o Australian Trade Commission, agência do governo australiano para promover o comércio e o investimento e o Campus France, agência oficial do governo francês para a promoção do ensino superior, recepção de estudantes e mobilidade internacional.
Com o dólar mais barato em relação aos índices registrados nos últimos dois anos e o euro em queda, as expectativas estão em alta. É o que comprova pesquisa realizada pela empresa britânica BMI/Times Higher Education, responsável pela realização da feira. O levantamento foi feito com mais de 100 mil estudantes brasileiros entre 2019 e 2022 e mostrou um crescimento de 14% na procura por cursos de graduação e de 12% por cursos de pós-graduação no exterior, a alta mais significativa já registrada nos últimos cinco anos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“A pandemia reprimiu esse mercado. As pessoas não podiam se deslocar e adiaram os planos. Agora com a o cenário educacional voltando à normalidade, a corrida para conseguir um diploma no exterior cresce”, aforma Samir Zaveri, CEO da BMI. Ainda segundo a pesquisa, a maioria do público que irá participar é feminino e em três anos houve um aumento do interesse dos alunos do ensino médio, que estão muito próximos de se tornarem a maioria do público. A maior parte dos participantes ainda está na casa dos 20 anos, mas houve um aumento considerável de adolescentes, que planejam cada vez mais cedo um curso superior no exterior. Os Estados Unidos ainda são o destino mais procurado, mas países como Canadá, Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Austrália, Alemanha, Itália e Irlanda também se destacam.
No Rio o Salão do Estudante acontece no Hotel Fairmont, em Copacabana, nesta terça (11), e no Windsor Oceânico, na Barra, na quinta (13), sempre das 15h às 19h.