Continua após publicidade

Com 10 milhões em dívidas, restaurante La Fiorentina é despejado do Leme

Tombada pelo prefeito Eduardo Paes, casa que mantém viva a boemia artística da cidade fechou as portas na quarta (8)

Por Redação
9 fev 2023, 10h45

O tradicional restaurante La Fiorentina, no Leme, que todas as noites recebe a classe teatral da cidade em peso, mantendo acesa a chama da boemia artística que deu fama ao endereço, fechou de novo as portas neta quarta (8) por causa da falta de pagamento de uma dívida antiga e milionária.

+ Medida pode ajudar a solucionar poluição nas lagoas da Barra e Jacarepaguá

A dívida de empréstimos passados com o Banco Cédula é de quase R$ 10 milhões, segundo os advogados Leandro Sender e Rodrigo Laim, da Sender advogados, que moveram a ação cuja ordem de despejo foi expedida pela 4ª Vara Cível da capital.

Compartilhe essa matéria via:

Segundo o escritório de advocacia, os proprietários do imóvel pegaram um empréstimo com o Cédula e deram como garantia o espaço na Avenida Atlântica. Como a dívida não foi paga, o restaurante foi a leilão. Os proprietários da casa recorreram da ordem de despejo, mas um mandado de segurança para manter o funcionamento foi negado.

“Espero que o cenário mude e a Justiça reveja a decisão. A dívida é antiga e existe uma negociação. O imóvel e a marca são alugados, e tudo o que está dentro do restaurante foi comprado pela DCL”, disse o advogado Alexandre Serpa Pinto ao jornal O Globo, representando e citando a empresa de Delorme Lima, que administra o restaurante.

O espaço havia fechado pela primeira em maio de 2021, e reabriu dois meses depois sob a nova administração. O restaurante permanece com toda a sua decoração de pilastras autografadas, coleção de quadros com fotografias antigas e raras da cena artística carioca, e as estátuas dos leões na porta, com as mesas no famoso calçadão do Leme.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O La Fiorentina foi tombado pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2022, e já havia sido decretado patrimônio imaterial da cidade pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.