Continua após publicidade

1.200 propostas para o Comércio do RJ

Mapa Estratégico do Comércio, iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, promove debates públicos em cidades do estado para fomentar desenvolvimento do setor

Por Da Redação
Atualizado em 2 jun 2017, 11h59 - Publicado em 16 set 2016, 19h43

O Sistema Fecomércio RJ e a Fundação Getulio Vargas/FGV Projetos construíram uma extensa agenda de debates abertos à sociedade com resultados capazes de influenciar a construção de novas políticas públicas. O Mapa Estratégico do Comércio, estudo organizado em nove fatores-chave, tem o objetivo de levantar sugestões para o crescimento sustentável do setor de comércio de bens, serviços e turismo, que reúne mais de 349 000 empresas e emprega 2 milhões de pessoas no estado.

O Mapa também discutiu questões centrais no desenvolvimento das cidades, como logística e mobilidade urbana, tributação, conhecimento e gestão empresarial, eficiência operacional e ambiente empresarial. Na avaliação de Ronaldo Lemos,  especialista em inovação e tecnologia, o Mapa Estratégico do Comércio acerta ao focar no plano das cidades. “Grande parte das transformações econômicas e de inovação acontecerá no plano municipal. A cidade se destaca como o lugar onde a vida efetivamente acontece e é a partir dela que mudanças cada vez mais importantes ocorrerão”, explica.

Desde outubro de 2015, quando começou, o Mapa promoveu séries de debates, oficinas e consultas públicas focadas em temas que afetam a economia do estado e o desempenho do comércio. De acordo com o professor da FGV e coordenador do projeto, Irineu Frare, até o momento foram levantadas mais de 1 200 propostas para o desenvolvimento do setor. Na percepção dos participantes do estudo, é preciso melhorar a educação profissional e os serviços públicos, ampliar o conhecimento sobre o setor, diminuir a burocracia e promover a segurança nas ruas.

Com um evento de seis dias em Petrópolis, o Mapa encerrou em agosto a 11a edição dos encontros que começaram na Costa Verde, em Angra dos Reis, no fim de março, e depois seguiram para Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna, Barra Mansa e Rio das Ostras. As discussões – das quais participaram jornalistas e especialistas, como os economistas Marcelo Neri e Marcio Couto e o ad-vogado Ronaldo Lemos – resultaram em 1 255 propostas para impulsionar o comércio do estado.

Sugestões

Continua após a publicidade

São diversas as oportunidades que as prefeituras têm para ajudar o desenvolvimento do comércio. Melhorar a estrutura de atendimento ao público para promover melhores serviços, cuidar da iluminação das vias públicas e intensificar a presença da Guarda Municipal para garantir segurança são bons exemplos. No âmbito da educação, tudo começa na base. A falta de qualificação da mão de obra é um dos assuntos mais comentados nos debates promovidos pelo Mapa. “Uma educação de base deficiente gera futuros profissionais desqualificados, que muitas vezes não sabem ler e são incapazes até de participar de treinamentos. Cuidar de uma boa educação fundamental está entre as atribuições da municipalidade”, afirma o coordenador do estudo.

Os debates sugerem oportunidades para que as cidades invistam na formação profissional. “As escolas precisam se conectar à internet em alta velocidade, permitindo que a rede se converta em ferramenta de aprendizado e ensino. Os municípios têm uma grande chance de participar da coordenação desse esforço. O retorno do investimento em conectividade é muito elevado. Isso abre a escola para o mundo, permite a capacitação de professores, alunos, famílias e vizinhança”, explica Ronaldo Lemos.

O déficit de vagas em creches próximas aos locais de trabalho atrapalha o desempenho das mulheres. “As prefeituras deveriam atentar para o fato de que as creches deveriam operar em horários condizentes com os da jornada de trabalho das mulheres. Parcerias com creches comunitárias poderiam ajudar”, aponta Frare.

FECOMERCIO4
FECOMERCIO4 ()
Continua após a publicidade

Legado

Em 2013, a Fecomércio RJ lançou a primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio, contendo o diagnóstico e os temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. O estudo analisou a participação do setor de comércio de bens, serviços e turismo na economia, suas contribuições à sociedade – sobretudo por meio da absorção de trabalhadores com carteira assinada. Além disso, o Mapa I elencou ações prioritárias de interesse dos empresários do setor.

Em 2015, o Sistema Fecomércio RJ ampliou o escopo desse estudo, em parceria com a FGV Projetos, na produção do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do Mapa II é aprofundar o conhecimento sobre as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. As oficinas regionais em 2016 aumentaram a participação e a capilaridade do Mapa nas Regiões de Governo e possibilitou o desenho de um plano de ação para os próximos quatro anos. O levantamento completo será encaminhado ao Poder Público.

Além disso, o Mapa norteará o planejamento do Sesc, do Senac e da Fecomércio nos próximos anos. Os eixos principais do Senac – economia criativa, gestão e empreendedorismo, hospitalidade, saúde, beleza e bem-estar – e os do Sesc – esporte, cultura e responsabilidade social – responderão aos direcionadores extraídos do trabalho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.