Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Vinho & Chocolate

Por Marcelo Copello   Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo.   Adianto que os piores chocolates e que realmente […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 18h59 - Publicado em 21 ago 2013, 20h54

Por Marcelo Copello

 

Um tema controverso no mundo do vinho é se vinho e chocolate combinam. Eu já fiz muitas experiências e posso afirmar com segurança que sim – vinho e chocolate podem ser uma excelente combinação, desde que com o chocolate certo com o vinho certo.

 

Adianto que os piores chocolates e que realmente são difíceis de combinar com vinho são o chocolate branco e o chocolate ao leite. O ideal é usar chocolates com menos gordura, menos açúcar e com um teor maior de cacau, entre 40% e 80%.

 

 

Vou dar algumas dicas de que vinhos combinar com chocolates:

Continua após a publicidade

 

1-O mais fácil de combinar com chocolate são os tintos fortificados  como o Vinho do Porto. Para estes o ideal são chocolates de teores de cacau alto, entre 60% e 80%, que podem ser puros ou com nozes, avelas ou castanhas.

 

2-Os vinhos de sobremesa, doces, do tipo Late Harvest ou Sauternes vão muito bem também. Para estes o ideal são chocolates não tão amargos, entre 40% e 60%, puros ou com frutas cristalizadas, como laranjas.

 

3-Com vinhos tintos secos não é tão fácil, mas é possível. É preciso um tinto mais tânico, como um Tannat, um Petit Verdot ou um Cabernet Sauvignon mais jovem e nervoso. Para estes o chocolate não deve ser tão amargo, entre 40 e 60%, puros ou com frutas secas, negras ou vermelhas, como ameixas secas.

 

 

Marcelo Copello (mcopello@simplesmentevinho.com.br)

Continua após a publicidade

Publicidade