Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Mercado Mundial do Vinho cresce, veja os números

Por Marcelo Copello O Observatorio Espanhol del Mercado del Vino (OeMv) acaba de divulgar numeros bastante positivos do comercio mundial do vinho em 2015. O crescimento foi tímido em volume (+1,1%), mas chamativo em valor (+9,6%), chegando a 9,9 bilhões de litros e 28,4 bilhões de euros (ou cerca de 2,8 euros por litro em media). Este […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h31 - Publicado em 16 Maio 2016, 16h59

Por Marcelo Copello

Observatorio Espanhol del Mercado del Vino (OeMv) acaba de divulgar numeros bastante positivos do comercio mundial do vinho em 2015.

O crescimento foi tímido em volume (+1,1%), mas chamativo em valor (+9,6%), chegando a 9,9 bilhões de litros e 28,4 bilhões de euros (ou cerca de 2,8 euros por litro em media). Este numeros são o somatório de todas as exportações.

A produção mundial total está em 27,8 bilhões de litros, ou seja, apenas 35% do vinho no mundo é exportado enquanto 65% é consumido domesticamente, o que me leva a repetir o que sempre digo – o tão almejado crescimento do consumo de vinho passa necessariamente pelo vinho brasileiro.

 

Infelizmete nosso mercado teve um resultado muito ruim em 2015, na contra-corrente da tendência mundial. Enquanto no mundo gasta-se cada vez mais por litro, no Brasil gasta-se cada vez menos… É a crise. Nossas importações ano passado ficaram estacionadas em volume (+0,7%) e caíram em valor (-10%).

Continua após a publicidade

 

Para mais numerous do mercado brasileiro vejam estes dois posts:

http://www.marcelocopello.com/post/veja-o-ranking-de-2015-dos-vinhos-importados e

http://www.marcelocopello.com/post/espumantes-e-sucos-disparam-vejam-os-numeros-da-producao-brasileira-de-vinhos-2015

 

Veja mais em www.marcelocopello.com

 

Continua após a publicidade
Publicidade