Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Deu-la-Deu, heroína do vinho

Por Marcelo Copello O Deu-la-Deu é um dos vinhos  portugueses mais populares no Brasil. O nome do vinho é inspirado em uma heroína portuguesa do século XIV. Nesta época Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Com o cerco a fome reinava no interior da fortaleza e […]

Por marcelo Atualizado em 25 fev 2017, 18h58 - Publicado em 13 set 2013, 10h00
Por Marcelo Copello
deu la deu

O Deu-la-Deu é um dos vinhos  portugueses mais populares no Brasil. O nome do vinho é inspirado em uma heroína portuguesa do século XIV. Nesta época Monção foi cercada pelos soldados de Castela em virtude da guerra que decorria entre D. Fernando de Portugal e Henrique II de Castela. Com o cerco a fome reinava no interior da fortaleza e os habitantes pensavam em rendição. A famosa senhora, Deu-la-Deu Martins, mulher do capitão-mor de Monção, Vasco Gomes de Abreu, tomou uma atitude ousada. Ela mandou recolher o pouco trigo que existia, fez alguns pães e jogou-os aos inimigos. Os galegos ficaram desconcertados e abandonaram o cerco, pois concluíram que na vila reinava a abundância e que assim nunca se entregariam. Uma estátua foi erigida em sua homenagem na Praça de Deu-La-Deu. Também o brasão da vila ostenta a figura de uma mulher distribuindo pães do alto da fortaleza.

O vinho Deu-La-Deu usa a melhor uva branca da região, a Alvarinho, é feito pela Adega Cooperativa de Monção e distribuído pela Barrinhas.

 

www.marcelocopello.com

E cadastre-se aqui para receber nossa news e ficar por dentro de tudo sobre o mundo do vinho!

facebook: vinhocommarcelocopello

instagram: @marcelocopello

 

Continua após a publicidade

Publicidade