Imagem Blog

Thalita Reboucas Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da Thalita Rebouças
Continua após publicidade

Corações partidos

Não gosto de histórias com finais tristes, portanto não sou grande fã de Romeu e Julieta. Nunca fui de rompantes românticos. Declaração de amor, pra mim, pode vir na forma de um simples “eu te amo” num engarrafamento ou nos detalhes do dia a dia, como acordar e ver que o ser amado botou pasta […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 18h43 - Publicado em 31 mar 2014, 15h08

Não gosto de histórias com finais tristes, portanto não sou grande fã de Romeu e Julieta. Nunca fui de rompantes românticos. Declaração de amor, pra mim, pode vir na forma de um simples “eu te amo” num engarrafamento ou nos detalhes do dia a dia, como acordar e ver que o ser amado botou pasta na sua escova de dentes antes de sair. Também não me sinto nada bem quando caio numa armadilha de turistas. Turismo, romantismo (ou falta de)… O que tem a ver uma coisa com a outra? É o que explico no texto a seguir.

Por conta da minha participação na feira do livro de Bolonha aproveitei para dar umas voltas em solo italiano e dividi meu périplo nas redes sociais. Mas parti corações ao postar no Instagram uma foto da Casa de Julieta, em Verona, abarrotada de turistas enlouquecidos que se espremiam para registrar a sacada da residência e a estátua da moça, cujos seios passam por tantas mãos há tantos anos que já estão desgastados, coitados (não, não é tendência na Itália bolinar estátuas, diz a lenda que para encontrar um grande amor basta dar uma esfregadinha básica nos peitos da Julieta).

Na legenda deixei claro o meu espanto com um cenário tão falso, criado para receber turistas nos anos 20. Isso mesmo! Mais de 300 anos depois de Shakespeare escrever a obra alguém teve a ideia (ou a sacada, como queira) de criar uma sacada (hehe, não sou romântica mas sou boba) e seu entorno para atrair fãs de Romeu e Julieta à cidade onde se passa o amor proibido. A estátua veio depois, só na década de 60. Ou seja, é Disney total, só que em Verona.

E nada contra a Disney! Pelo contrário, adoro! Mas imagine ir para a terra do Mickey à cata de museus medievais, afrescos seculares e igrejas majestosas. Simplesmente não combina.

Mesmo sabendo que princesas, patos e ratos famosos que circulam pelo reino criado por Walt Disney nunca existiram, viro a pessoa mais feliz do mundo quando estou lá. Achei que todo mundo soubesse que Julieta era um personagem de ficção e que sua casa em Verona foi idealizada para arrebanhar turistas e vender souvenirs. Mas não. Recebi uma chuva de lamentos e fiquei realmente triste por decepcionar tanta gente. Venho aqui, por meio deste humilde blog, pedir desculpas. E me explicar.

Continua após a publicidade

Encantadora, Verona não pode se resumir a um cenário criado para satisfazer a indústria do turismo. Sua arquitetura, suas ruas, suas praças, suas cores, sua arena monumental e o Castelvecchio merecem muito mais atenção. Dar uma passadinha na casa da Julieta pode fazer parte do roteiro, claro, mas não deve, na minha humilde opinião, ser o motivo principal da viagem a uma das cidades mais lindas em que pus os pés.

Uma pessoa mal-criada escreveu no Instagram que se não gosto de turistas que eu vá para a Malásia. Fofa. Não tenho nada contra turismo (nem contra a Malásia!), só não gosto de armadilhas para turistas. Mas já joguei moedas em fontes e chafarizes, subi a Notre Dame (e me arrependo muitíssimo, é claustrofóbico e a vista de Paris é bem mais bonita da escadaria de Montmartre), esfreguei o nariz do javali em Florença para ter sorte e tirei foto com a estátua do Fernando Pessoa em Lisboa, entre outras bobagens deliciosas que fazemos quando viajamos.

E já que estou falando de viagem, deixo uma dica que arrebatou meus olhos e não faz parte dos principais roteiros de turismo: Castellina in Chianti, uma pérola cravada no caminho entre Florença e Siena. Escondida e belíssima.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.