Imagem Blog

Patricia Lins e Silva Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Patrícia Lins e Silva, pedagoga
Educação
Continua após publicidade

Escolas nunca se fecham

A escola deve estar sempre aberta, porque é onde as crianças e os jovens encontram proteção, conhecimento, alimento e afeto

Por Patricia Lins e Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 fev 2021, 18h07

              A escola de Educação Básica é o espaço instituído especialmente para cuidar das crianças e dos jovens. Cuidar de sua formação em todos os sentidos, desde sua segurança até às demandas intelectuais, emocionais e físicas. Idealmente, o espaço deve estar sempre aberto, dia e noite, pois é nele que crianças e jovens sempre encontram proteção, conhecimento, alimento e afeto.

       O espaço da escola deve ser primordialmente assegurado, assim como seu funcionamento competente e o reconhecimento do educador como profissional de importância essencial. Escola é prioridade em qualquer situação porque são as novas gerações – patrimônio mais relevante, fundamental e indispensável de um país – que vão dar continuidade e conduzir a sociedade no futuro.

       Pais, mães e responsáveis trabalham, e o espaço confiável para deixar os filhos é a escola. As crianças e jovens precisam dela, que tem assumido cada vez mais funções além da aprendizagem. Na verdade, diante da constante transformação da realidade, o papel da escola tende a se expandir para muitas outras instâncias da vida das novas gerações.

             Infelizmente, a mentalidade da escola como espaço primordial da sociedade, como alicerce das comunidades, não existe ainda entre nós.

             Mas, por princípio, escolas não devem fechar nunca.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.