Sol e crianças: cuidado redobrado

Como todo ano, a primavera não nos livra das altas temperaturas e das grandes pancadas de chuva. Essa mudança no clima costuma lotar as praias, aumentar o consumo dos sorvetes, colocar camisetas e chinelos para fora do armário. Tudo uma delícia, mas devemos ter cuidado, principalmente quando falamos dos pequenos. A pele deles é bem […]

Como todo ano, a primavera não nos livra das altas temperaturas e das grandes pancadas de chuva. Essa mudança no clima costuma lotar as praias, aumentar o consumo dos sorvetes, colocar camisetas e chinelos para fora do armário. Tudo uma delícia, mas devemos ter cuidado, principalmente quando falamos dos pequenos. A pele deles é bem mais sensível que a dos adultos e merece cuidado redobrado quando em contato com o sol.

Conversamos com a dermatologista Tatiana Oddo, pós-graduada em dermatologia pela Santa Casa e especialista pelo Colégio Brasileiro de Medicina e Cirurgia Estética, para tirar algumas dúvidas sobre o assunto.

Divulgação

1- Qual o melhor horário para a criança tomar sol?

O recomendado é que a criança não abuse da exposição solar entre 9h30 e 15h30. As melhores horas são antes das 10h ou depois das 16h, evitando o horário de pico.

 

2- E por quanto tempo?

São necessários apenas 10 minutos no sol para que a criança adquira os níveis de vitamina D essenciais.

 

3- Como se prevenir no dia a dia?

Usar filtros kids diariamente e, se necessário, usar roupas com filtro UV.

 

4- Existe um protetor mais indicado para cada faixa etária?

O ideal é que todos usem filtro kids. Os filtros que contém esse título são hipoalergênicos, por isso os recomendo. É muito importante escolher também aqueles com proteção maior ou igual a 30, pois protegem mais. Recomendo os da Avene e La Roche Posay.

Divulgação

 

5- É verdade que bebês com menos de seis meses não devem usar filtro?

Sim. A partir dessa idade, a pele do bebê já está menos sensível, menos suscetível a alergias ou qualquer outro dano. Por esse motivo, os bebês já podem ser levados à praia e aí indicamos a utilização do protetor solar. O protetor ou bloqueador é um produto químico, por isso não indicamos que os bebês se submetam a ele antes dos seis meses.

 

6- Que horas aplicá-lo e com que frequência?

É preciso aplicar o protetor solar 20 minutos antes da exposição solar e reaplicá-lo a cada duas horas, pois eles não oferecem proteção para todo o dia. É preciso reaplicar o produto também após transpiração excessiva e ao sair da água, mesmo que o protetor seja a prova d’água. É importante lembrar de usar o filtro, inclusive, em dias nublados ou chuvosos, pois existe uma dose acumulativa de radiação, mesmo em dias de sol menos intenso. É essencial ensinar a criança a se proteger do sol desde cedo.

 

7- E como deve ser a hidratação/alimentação nesses dias de calor intenso?

É ideal que a criança beba bastante líquido, como, por exemplo, água de coco, Gatorade e sucos de frutas para evitar a desidratação. Além disso, é indicado evitar alimentos quentes e preferir os mais leves.

Divulgação

 

8- Em casos de insolação, como proceder?

A melhor maneira de lidar com um episódio de insolação é manter a criança em um espaço fresco, sombreado e fazer com que ela beba líquidos frios. Aplique toalhas embebidas em água gelada para amenizar os sintomas da insolação. Uma vez que ela comece a exibir sinais de golpe de calor, você pode ser capaz de estabilizá-los por um momento, mas eles vão precisar de atendimento médico imediatamente.

 

9- Algum alerta aos papais?

É importante lembrar de ter o cuidado para não deixar cair bebidas, como limonada, Coca e suco de laranja, na pele, pois podem  ocasionar queimaduras  e  manchas escuras. Caso aconteça, é preciso retirá-la com água e não passar só a mão ou enxugar com um pano.

 

 Divulgação

Confira cinco itens que não podem faltar na bolsa dos pequenos:

  • Filtro solar kids
  • Boné ou chapéu
  • Óculos escuros – quando estiver exposto aos raios solares por muito tempo
  • Protetores para os lábios
  • Camisa com tecido anti UV

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s