Imagem Blog

Manu Müller Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Manu Müller, designer de interiores
Novidades e tendências de decoração
Continua após publicidade

Bay window: saiba como decorar a charmosa janela de sacada

Dicas simples para decorar seu cantinho, trazendo mais luz natural, conforto e muito charme

Por Manu Müller
Atualizado em 5 abr 2021, 16h46 - Publicado em 5 abr 2021, 13h11

Sabe aqueles filmes românticos onde aparece uma linda casa com uma janela de sacada? Aquele cantinho onde a personagem principal senta para ler um livro ou contempla a paisagem pensando no príncipe encantado… Hoje o assunto é esse lugar especial que torna a sua casa mais romântica, aconchegante e encantadora. É um dos elementos da arquitetura que eu mais gosto: a Bay window.

Senta que lá vem história… Associada à arquitetura vitoriana a Bay window, ou janela saliente, nasceu no século XIX, na era da ostentação, do luxo e do imperialismo britânico introduzido pela Rainha Vitória. O novo estilo de decoração, carregado de detalhes, antiguidades, arte e muita personalidade, mostrava o luxo e poder e caiu rapidamente no gosto da burguesia, numa época em que o consumo estava a todo vapor pela prosperidade advinda da revolução industrial. Apesar de datar do século retrasado, tipo viajar no tempo e sentir numa fazenda da época da bisa, o estilo vitoriano é ainda bastante utilizado hoje em dia, mas com um toque mais contemporâneo e aconchegante.

Mas voltando para a Bay – para os íntimos…

Para quem não conhece, ela possui três faces projetadas para além da estrutura da casa. O objetivo é inundar o cômodo com luz natural, ventilação e trazendo muito charme, sofisticação criando uma ilusão de que o ambiente parece maior para quem o vê de dentro. Além disso, ela garante uma visão externa privilegiada, ocupando o lugar de uma sacada quando instalada em prédios. Um pequeno mirante particular! A ideia é incorporar o ambiente interno ao externo.

O bacana da Bay é que, na parte interna, você ganha um espaço extra para aproveitar da maneira que mais gosta. Pode ser instalada tanto no primeiro andar como em andares superiores. Existem inúmeras possibilidades para decorar esse cantinho especial. Você pode colocar sofás com almofadas confortáveis e até montar um home office bem iluminado – tudo de bom! O trabalho fica muito mais prazeroso e a iluminação natural ajuda a relaxar e aumentar a produtividade. Outra opção seria colocar um divã para fazer aquela sessão de análise por vídeo, um luxo! Ou instalar uma Bay na cozinha para luz natural entrar e inspirar o preparo de um jantarzinho romântico. E até lavar a louça depois contemplando o visual. Você pode montar também um pequeno jardim ou horta com os temperos. Adoro! Como a janela é uma fonte de luz natural é excelente para manter plantas saudáveis dentro de casa. Por isso invista em um jardim vertical ou vasos de plantas. As plantas vão deixar sua casa com mais vida.

Continua após a publicidade
Imagem mostra uma bay window com sofá, almofadas e uma cortina estampada. Ao lado um jardim vertical.
Bay window: o uso de plantas traz vida ao ambiente (Arquivo pessoal/Reprodução)

Ah, lembre-se de escolher uma cortina para sua bay. Gosto de um linho liso ou com estampado floral em tons claros, para não tornar o ambiente pesado e deixar a luz entrar de forma sutil. A cortina deve ser do tamanho da sua janela e não precisa ir até o chão.

Imagem mostra uma sala de jantar ao fundo uma bay window.
Sala de jantar: um ótimo local para sua janela (Arquivo Pessoal/Reprodução)

Decorar este cantinho é sempre uma delícia! É um espaço que, bem aproveitado, vai ser seu predileto e até disputado para tirar aquele cochilo de fim de tarde ou simplesmente apreciar a paisagem. Por isso se você tem a sorte de ter uma bay só sua, dê a ela uma repaginada imprimindo seu toque especial.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.