Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Julia Golldenzon Por Julia Golldenzon, estilista carioca

Lenços: O truque de styling do momento

Usar o acessório nos cabelos voltou à moda na quarentena e virou destaque nas passarelas

Por Julia Golldenzon 23 mar 2021, 19h21

As passarelas da Versace e da Dior decretaram: lenço amarrado na cabeça voltou a ser super cool. No desfile virtual da grife italiana na semana de moda de Paris, modelos surgiram em cena com o acessório, tanto nas versões estampadas quanto nas lisas. A maison Dior também apostou no look em sua coleção inverno 2021. O visual conversa bastante com o cotidiano na quarentena, pois funciona bem para salvar um bad hair day. É truque multiuso, digamos assim, com muito estilo e que cai bem tanto no verão quanto no inverno. 

O look, hoje muito associado ao glamour e a musas pop como Jennifer Lopez, era usado por trabalhadoras do campo para proteger o cabelo da terra, do sol e do vento no início do século 20. Considerado um dos mais famosos do mundo, o lenço de seda quadrado e estampado da Hermès foi lançado em 1937 e logo ganhou a cabeça das estrelas de Hollywood. Nos anos 60, o visual foi incorporado por grandes musas, como Gracy Kelly e Audrey Hepburn, que chegou a se casar com um lenço no lugar da grinalda. Nos anos 70, o visual foi incorporado pelo movimento disco e ganhou o mundo.

Neste verão, não foram poucas as celebridades que apareceram em redes sociais e fotos de paparazzi com lenços na cabeça, brincões e biquíni, seja na Bahia ou na região do Caribe. Entre elas, J.Lo e Naomi Campbell. Entre as adeptas no Brasil, estão Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquezine e Isis Valverde – além da turma toda do BBB 21, como Carla Diaz, Thaís, Viih Tube e Pocah.

Existem muitas maneiras de amarrar o lenço. Ele pode ser usado como tiara, dobrado ou enrolado com a amarração na nuca, segurando mais a franja. Ou dobrado em triângulo e amarrado no queixo ou na nuca – a forma clássica que melhor protege do vento ou do frio. E a mais fashionista, como mostrou a Versace e a Dior: usar o lenço, ou a bandana, dobrado em um triângulo e amarrando na parte de trás, e tampado apenas o topo da cabeça.

Como o acessório é mesmo versátil, vale arriscar também para arrematar um rabo de cavalo, prendendo sobre o elástico, e ainda como turbante, desde que seja um lenço grande. Se não for para esconder um bad hair day, vale usar pelo menos para se divertir um pouco no estilo. Afinal, moda também é sobre isso.

Continua após a publicidade

Julia Golldenzon é estilista especializada em festas e noivas. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, ela trabalhou em marcas como Farm e La Estampa e, desde 2013, tem um ateliê no Leblon, que leva seu nome. 

 

 

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade