Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Juju na Trip Por Blog Uma família de cariocas vivendo o que há de melhor na vida, e compartilhando todas as dicas por aqui. Acompanhem!

Retomada do turismo no Rio e no Nordeste

Para onde viajar com segurança pelo Brasil? Que cidades já reabriram ao turismo? A gente conta como anda a retomada no Sudeste e no Nordeste

Por Blog Juju na Trip Atualizado em 8 set 2020, 13h07 - Publicado em 28 ago 2020, 09h43

Para onde viajar com segurança pelo Brasil? Que cidades já reabriram ao turismo? Depois de cinco meses fechadas a visitantes, muitas cidades e, todo o Brasil viram sua curva de contaminação do Covid-19 baixar ou estabilizar, e retomaram suas atividades nos mês de agosto. Paraty, Pipa, Búzios, Angra e Ilha Grande, Penedo, Arraial do Cabo, Jericoacoara e Trancoso estão nessa lista de destinos. Saiba o que funciona e o que não em cada um deles.

Só lembre-se: para manter os números de contaminação sob controle, é preciso praticar o turismo responsável. Respeite os protocolos, use máscara, não aglomere, lave as mãos e tenha sempre álcool 70% na bolsa.

1) Reabertura Arraial do Cabo – RJ

O município de Arraial do Cabo reabriu ao turismo agora em 6 de agosto. A entrada permanece com bloqueio sanitário, sendo aferida a temperatura e cobrado comprovante de reserva em um hotel local.

Mais uma tirada esses dias em Arraial, por Juan Manhães. Não à toa, o destino é chamado de Caribe brasileiro
Mais uma tirada esses dias em Arraial, por Juan Manhães. Não à toa, o destino é chamado de Caribe brasileiro. Crédito: Saveiro do Juan/Veja Rio

Os hotéis, pousadas e restaurantes em Arraial do Cabo:

Podem reservar somente 50% dos quartos e todos os espaços em comuns precisam seguir a mesma regra, reduzindo a ocupação pela metade. Dentre as que eu recomendo, está o Apart hotel Cantinho dos Anjos, na praia que dá nome à pousada. Ela é aconchegante, e os quartos tem uma pequena cozinha, o que ajuda a quem não quiser sair para comer fora.

Quem for alugar uma casa de temporada, deve prestar conta do aluguel do imóvel à Secretaria de Segurança Pública com antecedência mínima de 48h, pessoalmente ou através do e-mail coordenadoriadepostura@gmail.com, incluindo nome completo do locatário, CPF, placa do veículo, período de visitação agendado e quantidade de acompanhantes.

Já os restaurantes podem abrir com capacidade de 70%, distanciamento e sem limite de horário.

O apart hotel Cantinho dos Anjos: quartos com minicozinha Divulgação/Veja Rio

Praia e passeios turísticos em Arraial do Cabo:

As praias grande, prainha, Pontal, Massambaba e dos Anjos estão abertas e com banho de sol autorizado. No entanto, os passeios para Atalaia, Forno, Brava e Prainhas do Pontal, que fazem parte da reserva marinha, estão fechadas e com passeios de barco suspensos.

De acordo com Jailton Dias Nogueira Jr, chefe da Reserva Extrativista Marinha (Resex) de Arraial do Cabo, vinculada ao ICMBio, a retomada das atividades está sendo elaborada  pela prefeitura, associações e ICMbio em um plano conjunto. Nesse momento, o órgão aguarda pelo decreto municipal para avaliar os pontos propostos.

– Hoje temos, na Resex, 300 embarcações autorizadas para mergulho, pesca e turismo. Ainda não há definição sobre como será a operação, mas sublinho que é muito importante que essa retomada do turismo náutico seja feita de forma gradual e responsável, para não voltar a aumentar a curva de contaminação, e para não prejudicar a comunidade tradicional pesqueira, formada também por uma população mais idosa e vulnerável.

Juan Manhães, empresário e dono do Saveiro do Juan, um dos mais conhecidos na cidade, conta que a Arraial está vazia e sem aglomeração:

_ O que penso em fazer são passeios privativos, como uma saída segura, quando for autorizado – conta ele.

Praia Grande, em Arraial: aberta, vazia e com banho de sol autorizado Saveiro do Juan/Veja Rio

2)Reabertura Penedo – RJ

Penedo foi uma das primeiras cidade na região serrana do Rio de Janeiro a reabrir, ainda em junho. Logo na entrada, há uma barreira sanitária para verificar a estadia dos viajantes. Quem precisa enviar os dados da hospedagem é a própria pousada, e só entra cidade quem estiver cadastrado.

Penedo também ao turismo juju na trip/Veja Rio

Reabertura de bares e restaurantes em Penedo:

O horário de funcionamento não foi definido, mas a ocupação foi reduzida em 50% e com distanciamento entre as mesas. Na maioria, a reserva de pelo menos 24h é obrigatória.

Minha recomendação é o charmoso restaurante Jardim Secreto.

Como os hotéis e pousadas de Penedo estão funcionando:

A capacidade máxima nesse período é de 40%.  Como a proposta de Penedo é uma viagem para relaxar, indicamos locais um pouco mais afastados do centro e em meio a natureza, como a Pousada Serra da Índia e a Reserva Penedo.

Onde ficar em Penedo: Pousada Serra das Índias divulgação/Veja Rio

3)Reabertura Angra dos Reis e Ilha Grande – RJ

A volta do turismo em Angra dos Reis foi recente, no dia 16 de agosto, e igualmente seguindo normas sanitárias para o funcionamento dos serviços locais.

Retorno da atividade turística em Angra dos Reis e Ilha Grande com restrições.
Retorno da atividade turística em Angra dos Reis e Ilha Grande com restrições. Renato Neto/Divulgação

Funcionamento das pousadas em Angra dos Reis:

Em Angra, as pousadas só podem ocupar 50% dos quartos. As acomodações precisam ainda ficar vazios por 24 horas entre um hóspede e outro.

Dentre os hoteis que voltaram a funcionar, estão FasanoMercure Angra e Angra Boutique Hotel.

O Fasano retoma suas atividades com a certificação SafeGuard, do Bureau Veritas, café da manhã somente à la carte e refeições mediante reserva. As piscinas (inclusive no spa), saunas e o bar do hotel ficam fechados neste primeiro momento.

Funcionamento dos restaurantes em Angra dos Reis:

Além das medidas sanitárias obrigatórias, os restaurantes, bares e choperias podem abrir com 50% das mesas e respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metros. Entretanto, não há restrição no horário de funcionamento.

O hotel Fasano Angra também reabriu Daniel Pinheiro/Divulgação

Como fica o turismo na Ilha Grande:

Como na costa, os hoteis na Ilha Grande também só poderão funcionar com 50% da capacidade. E, nesse período, o acesso à ilha será apenas por Angra, nos cais de Santa Luzia, sendo aferida a temperatura no embarque e desembarque.

Além disso, o turismo de bate-volta está proibido nesse primeiro momento, e será preciso comprovar a hospedagem. Das pousadas por lá, O Sítio é ótima, cumpre todas as normas de segurança contra o Covid 19, e tem com o selo do Turismo Responsável. Fica em Abrãozinho.

A Naturália e a Caiçara, ambas em Abraão, também são bem aconchegantes.

O quarto da pousada O Sítio: estabelecimento com selo de segurança do Turismo Responsável Divulgação/Veja Rio

As praias que estarão com acessos a turistas ainda estão sob definição, já que várias delas são habitadas por comunidades caiçara. Para mais detalhes, pergunte na pousada onde vai se hospedar. Mas já se sabe que Lopes Mendes, Abrãao e Abrãazinho, Araçativa estão abertas.

Já os passeios de barco só poderão ser feitos com 50% da capacidade e seguindo igualmente as restrições sanitárias e uso de máscara.

Lopes Mendes e sua água cristalina: praia selvagem e de natureza isolada Juju na Trip/Veja Rio

4)Reabertura Paraty – RJ

A cidade colonial reabriu em agosto para o turismo, mas ainda com restrições. A barreira sanitária na cidade foi flexibilizadas e carros de passeio já podem entrar em Paraty, mas a proibição continua para vans e ônibus de turismo.

Os visitantes também terão que apresentar o termo de responsabilidade disponibilizado no site da Prefeitura de Paraty. Todos os membros da família devem preencher o formulário e encaminhar para o e-mail indicado os documentos pessoais.

Reabertura do turismo no Brasil: Paraty aberta mas com barreira sanitária no acesso da cidade.
Reabertura do turismo no Brasil: Paraty aberta mas com barreira sanitária no acesso da cidade.

O funcionamento de hotéis e pousadas em Paraty:

Sobre a hospedagem, o município definiu medidas de segurança rígidas. Hoteis e restaurantes só podem funcionar com 50% da capacidade, e precisam seguir protocolos de limpeza específicos, fornecer material de proteção, álcool 70% , além de medição de temperatura dos hóspedes e funcionários.

Para garantir que interação com funcionários seja menor, muitos locais estão com processo de check-in on-line e a devolução da chave de acesso é feita em um recipiente no final da estadia.

Continua após a publicidade

Deixo aqui algumas pousadas que gosto bastante em Paraty e que estão indo até além dos protocolos determinados pelo governo: Pousada do Sandi, a Pousada LiteráriaCasa Turquesa.

Pra quem se sentir mais seguro, há também as casas de temporada nas praias ou casa colonial no centro para aluguel.

A Casa Turquesa, em Paraty Casa Turquesa/Veja Rio
A suíte master da pousada literária: bom gosto no centro histórico Divulgação/Veja Rio

Como estão funcionando os bares e restaurantes de Paraty:

O horário de funcionamento dos restaurantes e bares é até as 22h e só podem receber 50% da capacidade local.

Muitos, como o Banana da Terra, disponibilizam cardápio digital e fazem reserva on-line para evitar filas e aumentar o distanciamento dos cliente.

Volta do turismo no Brasil: os restaurantes de Paraty podem funcionar até as 22h e com 50% da capacidade.
Volta do turismo no Brasil: os restaurantes de Paraty podem funcionar até as 22h e com 50% da capacidade.

Praias e passeios em Paraty:

O acesso as praias de Paraty está liberado, desde que não haja aglomeração de grupos muito próximos.

Entretanto, Trindade, Paraty-Mirim, Praia do Sono e a margem esquerda do Saco de Mamanguá ainda estão com entrada proibida por decisão dos moradores locais.

Já os passeios, inclusive os de barco, podem operar desde que com 50% da capacidade de passageiros.

Leia O que fazer em Paraty: roteiro de 5 dias para saber mais!

Reabertura do turismo no Rio: passeios de barco em Paraty com 50% da capacidade.

5) Reabertura Praia da Pipa – RN

No Nordeste, a Praia da Pipa está aberta desde julho. Vale pontuar que não há barreira sanitária nem confirmação de estadia na chegada.

Turismo no Brasil pós Covid-19: Pipa retornou com o turismo no começo de julho.
Turismo no Brasil pós Covid-19: Pipa retornou com o turismo no começo de julho.

Regras para os hotéis e as pousadas da Praia de Pipa:

Independente do tamanho do estabelecimento, os hotéis e pousadas locais só podem receber 50% da capacidade, além de cumprir rotinas diárias de limpeza e higienização dos ambiente comuns. O uso de máscara e disponibilidade de álcool 70% também são obrigatórios.

Dentre os hoteis, o mais bacanudo de Pipa é o Toca da Coruja, que faz parte dos selos Roteiros de Charme e Conde Nast.  Para uma hospedagem menos exclusiva, indico o Hotel Sombra e Água Fresca ,a  Pousada Tartaruga e o Bupitanga.

Onde ficar na Pipa: Hotel Sombra e Água Fresca Divulgação/Veja Rio

Funcionamento dos restaurantes e bares em Pipa:

Podem permanecer abertos até 23h e com a mesma capacidade das pousadas: 50%. É obrigatória a distância de 2 metros entre as mesas e muitos estão realizando reservas antecipadas para evitar espera.

Se quiser uma dica de onde comer, adoro o Tapas. O atum na crosta de gergelim de lá é dos melhores.

Acesso às Praias de Pipa:

Estão todas abertas, mas com uso obrigatório de máscara mesmo na areia. Quiosques também em funcionamento, com capacidade máxima de 50%.

Reabertura do Turismo: praias de Pipa abertas, mas com uso obrigatório de máscara.
Reabertura do Turismo: praias de Pipa abertas, mas com uso obrigatório de máscara.

6) Reabertura Jericoacoara – CE

Jericoacora fechou no início da pandemia no Brasil, controlou os casos, e reabriu suas atividades turísticas agora no início de agosto, após 5 semanas de queda no número de contaminações (dados de 18 agosto). O destino apresenta uma das taxas de letalidade mais baixas do país.

Com isso, os hoteis poderão funcionar com capacidade 100%, mas seguindo regras estritas de limpeza, controle de temperatura e uso de EPIs.

Dentre eles, recomendo o Casa de Areia e o Essenza, ambos no vilarejo e de frente para a praia. O Essenza é o mais exclusivo,  com piscina privativa na varanda dos quartos.

Onde ficar em Jeri: Essenza tem piscina privativa, facilidade muito bem-vinda em tempos de pandemia Essenza/Veja Rio

Horários e funcionamento dos restaurantes:

Há restrição de horário para restaurantes e bares, incluindo quiosques de praia, que só podem abrir das 7h às 18h, e com somente com 50% das mesas. Depois desse horário, o funcionamento é apenas para delivery.

O tradicional forró está suspenso.

Praias e passeios em Jericoacoara:

Todas as praias estão com acesso livre, mas com uso obrigatório de máscara.

Os passeios também estão liberados.

Lagoa do Paraíso, em Jeri: passeios e praias estão liberados Juju na Trip/Veja Rio

7) Reabertura Trancoso e Arraial d’Ajuda

Trancoso e Arraial d’Ajuda  também reabriram para o turismo esses mês. Os passeios estão liberados, assim como o acesso às praias; Caraiva, porém, segue fechada por decisão da comunidade local.

Gastronomia e hotelaria só podem funcionar com ocupação de 50% do espaço. No que se refere a bares, restaurantes e pizzarias, o funcionamento permitido pelo decreto é de 7h às 23h, e showzinhos ou qualquer tipo de música ao vivo estão proibidos.

_ A região ainda está com escassez de voos, e com isso Trancoso está vazia e gostosa para uma viagem mais tranquila e isolada. É um bom momento para visitar a cidade, que está mais calma, com temperatura amena e sem aglomeração – conta  Jane Assis, gerente geral da pousada Tutabel.

A Tutabel fica na praia de Itapororoca, a apenas 10 minutos de carro do Quadrado, em uma área de 200 mil metros quadrados com gramados de frente para o mar. Para reabrir, a Tutabel testou todos funcionários da pousada, e se adaptou a novas rotinas: check in e out online, café da manhã é servido a qualquer hora e à la carte para não expor os alimentos, e o uso de máscara é obrigatório. A piscina está aberta.

Pousada Tutabel: gramados e áreas ao ar livre em Trancoso Tutabel/Veja Rio

Outras ótimas pousadas em Trancoso são: Segredos de Trancoso (no quadrado), Estrela d’Água (amo! fica na praia, entre Trancoso e Arraial), Calypso (perto do Quadrado, e mais econômica), Pousada Café Cultura(no Quadrado, também mais econômica, e muito lindinha)

O quarto lindo da pousada Estrela d’Água Estrela d'Água/Veja Rio

8) Reabertura Búzios

Búzios reabriu em 1 de agosto com uma barreira sanitária onde só passa quem tiver hospedagem confirmada. Hoteis, bares e restaurantes estão abertos, mas com toque de recolher às 23h.

As praias, por sua vez, só estão liberadas para atividades na areia ou na água. Banho de sol segue proibido. Para ler mais detalhes, veja aqui nosso post sobre a retomada do turismo em Búzios. E aqui tem mais dicas de o que fazer em Búzios.

Reabertura de Búzios: praia só com atividade no mar ou na área. Banho de sol segue proibido Juju na Trip/Veja Rio

Para saber mais, acompanhe o Juju na Trip pelo Instagram 

Continua após a publicidade
Publicidade